33.2 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Mais de 500 PMs têm filiações partidárias e vão responder por improbidade administrativa

Foto: Ascom/MPE

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realiza um levantamento, a pedido da promotoria eleitoral, sobre a quantidade de policiais militares com filiações partidárias no estado. Um dado preliminar aponta que existem 595 militares ligados a partidos políticos. No Corpo de Bombeiros, quatro oficiais poderão ser punidos.

O promotor de Justiça, Assuero Stevenson Pereira Oliveira fez a solicitação ao TRE. Ele informou que o dado está sendo concluído.

“Vamos receber os dados oficialmente, mas até agora já existem 595 PMs com filiação partidária. Pode aumentar esse número e é muita gente”, disse o promotor que comanda também 97ª zona eleitoral de Teresina.

De acordo com o promotor, o Código Penal Militar veda o policial militar da ativa ter filiações partidárias. Outra proibição é criticar atos de governos e participar de ato político.

Semana passada, o comando da Polícia Militar do Piauí baixou portaria proibindo manifestações em unidades da corporação.

De acordo com o promotor, os policiais vão responder por crime de improbidade administrativa.

A relação do TRE será encaminhada para outra promotoria.

“Cada caso é um caso, mas no geral caracteriza crime de improbidade administrativa por isso vamos encaminhar para outra promotoria. É crime militar se o PM ostentar a condição de filiado a partido político”, disse o promotor.

Se o PM for responder por crime de improbidade, ele poderá ser proibido de exercer função pública ou perder o cargo.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais