31.6 C
Jacobina do Piauí
8 de maio de 2024
Cidades em Foco
EducaçãoGeral

Mais de 650 instituições de ensino oferecem atendimento gratuito à sociedade

Mais de 650 instituições de ensino superior (IES) de todo o país aderiram à 11ª edição da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. Segundo a Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), que promove a campanha, os números superam os do ano passado, quando 639 instituições participaram da campanha.

Realizada anualmente desde 2005, a campanha deste ano ocorreu entre os dias 14 e 19 de setembro. O objetivo é promover ações voluntárias na comunidade. Participam tanto instituições privadas quanto públicas e aquelas vinculadas ao Sistema S. As ações são promovidas por professores, técnicos e estudantes.

Neste ano, foram registradas mais de 6 mil atividades gratuitas à população em diversas áreas, como educação, saúde, cultura e meio ambiente. Em dez edições. foram feitos mais de 10,3 milhões de atendimentos à população, e a expectativa dos organizadores do evento é que neste ano a campanha supere a marca de 11 milhões de atendimentos gratuitos. Apesar de o prazo oficial da campanha ter terminado no dia 19, muitos estabelecimentos de ensino decidiram estender as ações da campanha até o final do mês de setembro.

De acordo com a ABMES, os destaques deste ano foram palestras motivacionais e salas de emprego que buscavam abordar o momento econômico desfavorável que o país enfrenta.

A campanha foi concretizada depois da Lei 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Pela legislação, a contribuição à inclusão social, ao desenvolvimento econômico, à defesa do meio ambiente, da memória e do patrimônio cultural e da produção artística passou a fazer parte da avaliação das instituições de ensino superior. Quando mal avaliadas, tais instituições podem sofrer sanções.

Aquelas que participam da campanha são certificadas com o Selo Instituição Socialmente Responsável, reconhecendo a importância do vínculo entre o universo acadêmico e a comunidade.
Fonte: Agência Brasil

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais