26.6 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Manifestantes fazem ato a favor da vacina e contra Bolsonaro no Piauí

Manifestantes se concentraram na Avenida Maranhão, em Teresina — Foto: Aline Moreira /TV Clube

Manifestantes realizaram uma carreata na manhã deste sábado (23), em Teresina, a favor da vacinação contra a Covid-19. O grupo também pediu o impeachment do presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido). A concentração aconteceu no Centro Administrativo, na Avenida Maranhão. A carreata iniciou por volta de 9h30. Cerca de 50 carros participaram do ato.

Para o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina e um dos organizadores do protesto, Sinésio Soares, o aumento da transmissibilidade do novo coronavírus no país faz parte de um ‘projeto’ do atual governo.

“É uma iniciativa que tem as seguintes palavras de ordem: Vacina Já, Fora Bolsonaro e Mourão e Impeachment Já. Porque essas palavras de ordem? Nós percebemos que a propagação do vírus faz parte do projeto necroliberal desse governo. Desde o início, eles têm uma tese de que todo mundo tem que ser contaminado para que a gente adquira a imunidade de rebanho”, disse o sindicalista.

Manifestantes pedem a saída do presidente Jair Bolsonaro  — Foto: Aline Moreira /TV Clube

Manifestantes pedem a saída do presidente Jair Bolsonaro — Foto: Aline Moreira /TV Clube

“Na prática, eles sabem o efeito cruel dessa propagação do vírus. Todas as medidas do governo foram analisadas e elas apontam na direção da propagação do vírus. E não para adquirir a imunidade de rebanho. É para que parte da população que ‘dá despesa’ ao Estado, os idosos, os pobres, negros e negras, morram. Não se trata de incompetência. Isso é um projeto que já matou mais de 200 mil pessoas e, se não tirarmos esse governo, vai matar muito mais”, acrescentou Sinésio.

Vacinação no Piauí

Médico obstetra foi o primeiro imunizado no Piauí — Foto: Reprodução/YouTube Governo do Piauí

Médico obstetra foi o primeiro imunizado no Piauí — Foto: Reprodução/YouTube Governo do Piauí

O Piauí recebeu as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 na última segunda-feira (18). Ao todo, foram 61.160 doses. Como são duas injeções para imunizar cada pessoa, 30.580 piauienses devem ser vacinados. O número representa cerca de 1% da população piauiense, que é de 3,2 milhões de pessoas.

Em cerimônia simbólica no pátio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), o médico obstetra Joaquim Vaz Parente, de 75 anos, foi o primeiro piauiense a receber o imunizante. As doses já chegaram aos 224 municípios piauienses.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais