24.2 C
Jacobina do Piauí
29 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Marcelo Castro defende política de descentralização da saúde no Piauí

O deputado federal Marcelo Castro, pré-candidato do MDB ao Senado Federal, defende a continuidade do processo de descentralização da saúde no Piauí. Segundo ele, essa foi uma das ações iniciadas quando esteve à frente do Ministério da Saúde.

Para o candidato, o incremento do atendimento de média e alta complexidades, especialmente de urgência e emergência, é fundamental nos polos regionais de desenvolvimento. Marcelo avalia que essa política  possibilitará a redução da sobrecarga da rede de saúde de Teresina e a oferta de um melhor serviço à população.

“Como ministro, dei início a um processo de descentralização da saúde pública no Piauí. O tratamento de câncer, por exemplo, era oferecido unicamente no Hospital São Marcos, em Teresina. Expandimos esse serviço para o Hospital Universitário e também para Parnaíba”, exemplificou.

 Marcelo Castro ressalta que foram liberados, durante sua gestão, R$ 15 milhões para a rede pública de saúde em Parnaíba, segunda maior cidade do Piauí, com ampliação do serviços de urgência, emergência e tratamento intensivo. “Com a descentralização para Parnaíba e Picos, você alivia a rede de Teresina do atendimento de um terço da população do Piauí”, acrescentou.

De acordo com o candidato, a proposta é dar continuidade a esse processo de descentralização, investindo para além da atenção básica nas cidades de Parnaíba, Picos e Bom Jesus, já incluídas no projeto do Ministério da Saúde, além de Floriano e Oeiras, cidades-polo de suas regiões.

“Enquanto estive à frente do Ministério da Saúde, ampliei os recursos da saúde no Piauí para 202 milhões de Reais ao ano. Apenas o HUT (Hospital de Urgências de Teresina) passou a receber 60 milhões de Reais a mais por ano. E isso levou a uma sensível melhora no atendimento – claro, graças também a uma gestão competente do hospital”, detalhou.

Lídia Brito

Ascom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais