34 C
Jacobina do Piauí
24 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Marcelo Castro diz que o sistema político do Brasil é o pior do mundo e critica coligações

Senador Marcelo Castro - Foto Ascom

O senador Marcelo Castro se coloca contra a possibilidade do retorno das coligações para a eleição de 2022. A proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados e passará por votação no Senado Federal.

Segundo Marcelo, a tendência é que o Senado rejeite a volta das coligações. Ele faz críticas ao modelo que favorece a fragmentação partidária no país.

“A proibição das coligações que fizemos, em 2017, assim como uma cláusula de desempenho, foi no sentido de fortalecimento dos partidos políticos. Isso porque o Brasil é campeão em fragmentação partidária. Temos 25 partidos representados no Congresso Nacional. Isso simplesmente não existe em lugar nenhum do mundo. No mundo, normalmente quatro partidos dominam o parlamento. No Brasil, o partido mai forte só tem 10% dos votos. Proibir as coligações é para fortalecer os partidos e diminuir o número de partidos representados no Congresso nacional. A volta das coligações viria no sentido de novamente induzir à fragmentação e o enfraquecimento dos partidos”, destaca.

Marcelo afirma que o sistema político do é o pior do mundo. O senador defende um modelo misto como ocorre na Alemanha.

“O pior sistema que conheço é o brasileiro. Porque cometemos o erro de concepção. Na origem misturamos alhos com bugalhos. Temos um sistema tão disfuncional que faz com que no período da eleição, o maior adversário de um candidato a vereador, deputado estadual e federal é exatamente seu companheiro de partido. É uma distorção inaceitável. Qualquer sistema eleitoral que exista no mundo, se trouxer para o Brasil melhora nosso sistema. Mas já que queremos  nos encontrar de acordo com o mundo, o melhor seria trazer o sistema da Alemanha. É o sistema misto. A metade dos deputados eleitos pelo distrito e a  outra metade na lista fechada”,declarou.

Fonte: Lídia Brito / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais