31.7 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Máscaras de mergulho são utilizadas para evitar entubação de pacientes de Covid-19 no Piauí

Máscara de mergulho adaptadas proporcionam um procedimento menos invasivo no tratamento de Covid-19 — Foto: Divulgação/FMS

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina passará a utilizar máscaras de mergulho adaptadas para tratar pacientes com Covid-19 em Teresina. Segundo a Fundação, foram recebidas 50 máscaras que poderão ser utilizadas em casos de dificuldade respiratória, evitando o procedimento invasivo de entubação e reduzindo o risco de contaminação do coronavírus pelo ar.

A FMS informou que os equipamentos serão usados, inicialmente, no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), hospitais de campanha e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA). A gerente de fisioterapia do HUT, Danila Vieira, explicou que os dispositivos atuarão em conjunto com outros recursos de tratamento respiratório em pacientes com quadro leve ou moderado de Covid-19.

“Por serem bem acoplados ao rosto do paciente, o escape de ar é mínimo, proporcionando o máximo de aproveitamento da terapia ventilatória e o mínimo de risco de contaminação do ambiente pelo coronavírus”, disse.

Máscaras são adaptadas para o tratamento de Covid-19 e evitam propagação do vírus pelo ar — Foto: Divulgação/FMS

Máscaras são adaptadas para o tratamento de Covid-19 e evitam propagação do vírus pelo ar — Foto: Divulgação/FMS

Segundo o diretor geral do HUT, Rodrigo Martins, a segurança e a eficácia dos dispositivos têm sido comprovadas em outras capitais brasileiras.

“É mais um recurso no enfrentamento do coronavírus, sem custos, que também vai ajudar pacientes de outros hospitais”, ressaltou.

Danila Vieira explicou que as máscaras também podem ser usadas na pós-extubação, quando o tubo é retirado da traqueia, para prevenir complicações e evitar uma nova entubação de pacientes mais graves.

“Cerca de 17% dos pacientes que já foram entubados apresentam complicações respiratórias e precisam novamente de entubação. Então, os novos dispositivos que conseguimos devem ajudar a diminuir essa taxa”, destacou.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais