29.2 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralSaúde

Maxixe é boa fonte de vitaminas e minerais

Talvez você só tenha ouvido a palavra maxixe alguma vez por conta de músicas e danças. Mas ela pode representar saúde também. Afinal, o vegetal é boa fonte de vitaminas e minerais, podendo fazer a diferença na sua alimentação.

O maxixe, de nome científico Cucumis anguria L., é uma hortaliça originária da África trazida para terras brasileiras pelos escravos. Não muito familiar para a maioria das pessoas que vive nas regiões sul e sudeste, o maxixe é bastante popular no norte e nordeste do País.

Com poucas calorias, esta hortaliça é fonte de minerais e pode ser usada no preparo de sucos e saladas, além de pratos como farofas e refogados.

Pontos positivos

Ele é um antioxidante poderoso. Isso significa que evita a oxidação celular ao combater os radicais livres, impedindo não apenas o envelhecimento precoce como também fortalecendo o sistema imunológico. Rico em cálcio, o maxixe contribui ainda para o fortalecimento de ossos e dentes, o que evita problemas relacionados a eles, como é o caso da osteoporose.

Devido à presença de zinco, o maxixe auxilia na prevenção e no combate aos distúrbios da próstata, reduz a concentração do “mau” colesterol (LDL), atua na cicatrização de diversos ferimentos e elimina manchas brancas nas unhas.

Além disso, esta hortaliça também pode ser útil no tratamento de casos de cálculo renal, hemorroidas, inflamação dos rins e vômitos. Devido à grande concentração de sais minerais e vitaminas, o maxixe também pode ajudar no funcionamento do metabolismo das proteínas e no fortalecimento do sistema imunológico.

Receitas

Para não perder os benefícios proporcionados pelo zinco, que é quase totalmente perdido durante o processo de cozimento, recomenda-se consumir o maxixe cru. Basta descascar, cortar em rodelas e colocar em uma salada de tomate, cenoura e alface. Esta hortaliça pode substituir o pepino, por ter um sabor bastante semelhante.

Também pode ser usado em sucos, com maça, cenoura e laranja, entre outras opções.

Fonte: Estadão Conteúdo

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais