25.9 C
Jacobina do Piauí
23 de abril de 2024
Cidades em Foco
EducaçãoGeral

MEC garante continuidade do Pronatec no Piauí

O secretário-executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, garantiu à secretária da Educação (Seduc), Rejane Dias, a continuidade das bolsas para os 9.362 alunos matriculados no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Piauí, até a finalização dos cursos.

“É uma boa notícia, pois a nossa prioridade é manter esse programa, criado com o propósito de oferecer cursos de educação profissional a estudantes, trabalhadores, pessoas com deficiência e beneficiários dos programas de transferência de renda”, explica Rejane. “Os estudantes podem ficar tranquilos, porque nosso investimento não será interrompido nos 18 meses de duração dos cursos técnicos.”

Segundo a diretora de Educação Profissional, Adriana Moura, o MEC está ciente da excelente aceitação do Pronatec no Piauí, em diferentes áreas como Informática, Enfermagem, Análises Clínicas, Energias Renováveis, Administração, além dos Cursos FIC (Formação Inicial e Continuada), com menor duração, para cuidadores de idosos, dependentes químicos e panificação.

“Aqui a evasão escolar é menor que o limiar de 20% estabelecido pelo MEC”, observa Adriana Moura.  A frequência dos 9.362 estudantes, que integram as turmas de 2014/1, 2014/2 e 2015, é muito boa,
Os cursos de 2014 encerram em julho e em dezembro deste ano. As outras turmas, que estão começando, só irão completar os estudos em 2018.

A diretora ressalta que a bolsa de R$ 100 reais mensais, que vai para cada aluno, é um importante incentivo e faz a diferença. Também participaram da reunião no MEC a diretora de Educação de Jovens e Adultos, Conceição Andrade, e a gerente financeira Samara Carvalho.

 

Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais