25.7 C
Jacobina do Piauí
24 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralSaúde

Médicos fazem nova paralisação, cirurgias são adiadas e greve será decidida na quinta (7)

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) reduziu o número de cirurgias a serem realizadas nesta semana por causa da nova paralisação dos médicos servidores do Estado do Piauí, iniciada nesta terça-feira (5) com duração de 72 horas. Na semana passada, a categoria paralisou por três dias e, na próxima quinta-feira (07), uma nova assembleia será realizada para decidir se a categoria aprova ou não uma greve por tempo indeterminado.

Em nota, o HGV informou que por conta da paralisação dos médicos, anunciada na sexta-feira  (1º), pelo Sindicato dos Médicos do Piauí (Simepi), o Hospital preparou uma programação de emergência para os dias 5, 6 e 7 de julho.

“Durante esse período, o mapa cirúrgico sofreu uma redução no número de procedimentos programados. O Centro Cirúrgico do HGV realiza uma média diária de 35 cirurgias, nesta terça-feira (6) foram agendados apenas dez procedimentos. Oito foram realizados, sendo cinco ortopédicos, e dois foram cancelados por que os pacientes apresentaram picos de hipertensão, impedindo a realização dos mesmos”, diz a nota.

De acordo com o Sindicato dos Médicos do Piauí (Simepi), a decisão foi motivada porque não houve acordo com o Governo do Estado sobre o reajuste salarial. O pedido é de 8,6%.

Por causa da última paralisação, o Ministério Público Estadual convocou uma reunião para articular um acordo entre os representantes do sindicato e do Governo, mas não houve avanços.

 

 

Carlienne Carpaso / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais