20 de abril de 2024
Cidades em Foco
Baú

Menopausa: um paradoxo na vida da mulher

A menopausa é o período fisiológico caracteriza pelo encerramento dos ciclos menstruais e ovulatórios. Um a fase pela qual toda mulher vai passar um dia. É sobre este tema a entrevista com a ginecologista obstetra Fernanda Morais.

Maria Nilza: Doutora Fernanda Morais, o que é exatamente a pré menopausa ou climatério?

Fernanda Morais: A pré menopausa ou climatério é uma fase variável, varia muito de cada mulher, da historia familiar, dos hábitos, do estilo de vida. Geralmente ela começa em torno dos 45 anos, com alguns sintomas que vão anunciar que a menopausa deve acontecer alguns anos depois. Os sintomas principais são: calores, aquela sensação de um calor bem intenso, as mulheres descrevem como um fogo que sobe pelo pescoço e pela cabeça, ressecamento de mucosas vaginais, alterações na menstruação, às vezes diminui, às vezes aumenta. Porque a menstruação que até então era certinha começa a haver irregularidades, além dos calores, irritabilidades, insônia entre outras.

M.N: Há alguma maneira de amenizar estes sintomas?

Fernanda Morais: Bom, a menopausa chega para todas, mas nem todas as mulheres vão sentir da mesma forma. O que pode fazer para amenizar estes sintomas? Atividades físicas, alimentação adequada, rica em líquidos, rica em fito-hormônios que são hormônios naturais, por exemplo, a gente sabe, hoje em dia, muito bem a força da soja, da linhaça, de vários grãos que podemos incluir na nossa dieta que vão amenizar estes sintomas.

M.N: O que indica para a mulher este momento está se aproximando, e o que fazer quando percebe que isto?

Fernanda Morais: A idade e os sintomas são o que nos indicam, além disso, as avaliações hormonais, por isso que é sempre indicado procurar um ginecologista, pelo menos uma vez por ano, ou sempre que estes sintomas aparecerem, para avaliar hormônios, para o médico diagnosticar se realmente é a pre menopausa ou climatério chegando ou alguma outra alteração hormonal. porque existem algumas alterações que pode coincidir os sintomas sem que seja o climatério. O ginecologista é o profissional mais adequando para indicar se é, ou não, a menopausa.
M.N: Depois que termina, o período , ou seja, a ultima menstruação espontânea, os sintomas se vão com menstruação?

Ginecologista obstetra Fernanda Morais
Ginecologista obstetra Fernanda Morais

Fernanda Morais: Infelizmente eles não vão junto com a ultima menstruação. Quando a gente menstrua pela última vez, se diz que entrou exatamente na menopausa, e estes sintomas não vão embora junto. Porque é uma fase que o organismo da mulher vai ter que se adaptar com a nova mudança hormonal, com o novo padrão hormonal. Então os sintomas permanecem por mais algum tempo até mesmo alguns anos. Então aquelas medidas, como atividades físicas, alimentação adequada também vão funcionar muito bem neste período.

M.N: Para quem não chegou ainda, tem alguma maneira de levar um estilo de vida para que possa não sofrer tanto quando chegar este momento?

Fernanda Morais: O estilo de vida é sempre fundamental para prevenir todas as doenças, hoje em dia a gente sabe que tudo é baseado é prevenção. Então alimentação e atividades físicas, são importantes, mas a gente sabe também que tem o componente pessoal, então nem todas as mulheres vão evitar que isso tudo aconteça.

M.N: Além destes sintomas que todo mundo já conhece como calorão, mudança de humor, também, existem outras coisas mais?

Fernanda Morais: Sim, existem. Na fase da menopausa, a gente fica mais susceptível a algumas doenças, porque nos perdemos a proteção do hormônio feminino, o principal hormônio que é o estrogênio . Porque, quando ele para de ser produzido, a nossa chance de desenvolver alguns tipos de câncer aumenta, e o nosso risco cardiovascular se torna muito semelhante e as vezes até um pouco superior ao do homem. As mulheres enquanto menstruam tem menos infarto e problemas cardíacos. Depois que para de menstruar, este risco aumenta. Por isso, mais uma razão para se cuidar , procurar um cardiologista também. Fazer exames com maior frequência. Para evitar que esta menopausa que já traz algumas complicações traga mais essa também.

M.N: E para finalizar, deixa uma dica para as mulheres, porque até agora a situação não está interessante, quem sabe tem alguma coisa boa que a gente possa fazer.

Fernanda Morais: Sim, tem coisas boas, o climatério ele não é este monstro que parece, a gente falou muito da parte ruim, mas tem mulheres que passam por ele tranquilamente, as que não passam e que tem os sintomas, existem boas medicações, bons tratamentos, hoje que resolvem, e é uma fase que não é só de coisas ruins. É uma fase onde a mulher está mais experiente, mais madura, que consegue superar as crises com um pouco mais de facilidade, então procure seu medico se tiver duvidas, atividades físicas nunca é demais, alimentação adequada e positividade. Pensar sempre positivo e buscar a melhor saída.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais