24.1 C
Piauí
9 de julho de 2020
Cidades em Foco
Geral Política

Meteorologia prevê mais chuvas e até granizo no Sul do Estado

Após a tempestade que provocou destruição em várias cidades da região Sul do Piauí, a Gerência de Hidrometeorologia Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (SEMAR), diz que a previsão é de mais chuvas fortes até domingo com possibilidade até de chuvas de granizo em algumas cidades da região.

De acordo com a meteorologista Sônia Maria Ribeiro Feitosa, as pancadas de chuva estão sendo provocadas pelo calor e altas temperaturas que atingem a região. “Nessa época a temperatura está alta eo calor faz com que o ar quente suba e chegando a um nível elevado ela encontra a umidade e começa a mudar os padrões de vento por conta da diferença de pressões. Com o choque da temperatura quando o ar quente chega na nuvem o confronto com o ar mais frio provoca essas tempestades”, explicou a meteorologista.

A característica principal para este período do ano são as chuvas fortes, que nem sempre representam uma grande medição pluviométrica. Em São Raimundo Nonato por exemplo, o acúmulo foi de apenas 1 milímetro cúbico. “Nessa estação é comum a presença de tempestades mas não são chuvas com grande acumulado. As chuvas de hoje até sábado devem ser fortes novamente e no domingo mais fracas”, completou.

Vento

Fortes rajadas de vento que derrubaram prédios e feriram pessoas também foram detectadas especialmente em Fartura do Piauí, porém a SEMAR não possui medição no município. Segundo Sônia, foram registrados ventos de 30 km em São Raimundo Nonato, medição mais próxima do município mais atingido.

 

 

 

Fonte: Rayldo Pereira / Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais