31.4 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Meteorologista afirma que chuvas de janeiro serão abaixo da média na região de Picos

As chuvas que caíram intensas no mês de dezembro na região de Picos e animaram o homem do campo sofrerão uma “baixa” no mês de janeiro de 2019. A previsão com base no prognóstico de inverno do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) aponta que as precipitações pluviométricas surjam apenas na segunda quinzena do referido do mês.

O mês de janeiro é considerado o período de início do inverno no Sertão do Piauí, porém diante da estiagem prevista, a estação poderá retardar para chegar. Um dos fatores que vem contribuindo para esta situação é a permanência do fenômeno El Ninõ que traz sol forte e dificulta a formação de nuvens.

O técnico do INMET, em Picos, Eugênio Lopes, explicou que as chuvas de janeiro serão em áreas isoladas.

“O volume de chuvas no mês de janeiro estará abaixo da média histórica anual, ocorrendo em áreas isoladas. A primeira quinzena será com mais insolação e a segunda deve chover mais em áreas isoladas. Estaremos aguardando a previsão no final de janeiro sobre os meses seguintes. Acreditamos que será bem melhor do que foi o início do ano”, afirmou Eugênio Lopes.

O meteorologista comentou ainda que não é possível dar uma estimativa total do volume de chuva para o inverno. Esta deverá ocorrer de forma fracionada a cada mês quando será divulgado um novo levantamento.

E se a chuva não vem, a temperatura se eleva. Nesta quinta-feira (03) no período da tarde a máxima atingiu os 37°C, indíce considerado elevado para o período.

Com informações e foto: Folha Atual

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais