34 C
Jacobina do Piauí
24 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralPicos

Milhares de fiéis participam de retorno do 40º Festejo de São Francisco de Assis em Picos

Comemorando o dia de São Francisco de Assis, o 40º Festejo do Padroeiro da Paróquia de São Francisco de Assis teve início na manhã desta terça-feira (4), no bairro Junco, em Picos. O momento reuniu uma multidão de fiéis de várias cidades da região.

O grande número de participantes tem explicação: esta é a maior festa religiosa da cidade e concentra milhares de pessoas. Desta vez, contou com o sentimento de realização maior, considerando que não ocorria há dois anos por causa da pandemia.

O festejo teve início às 7h, com a missa de São Francisco de Assis. O padre Feliciano, já esteve presente na festividade como seminarista e estudante, mas essa foi a primeira vez como padre. O líder religioso comentou a alegria em ver o crescimento no número de devotos.

“Tenho percebido um grande crescimento de fiéis e devotos a São Francisco. A cada ano tem aumentado o número de participantes. O sentimento é de alegria por perceber as pessoas se inspirando nele (São Francisco de Assis) como um grande exemplo de humildade e simplicidade”, afirmou.

O bispo Dom Plínio destacou o tempo em que não realizavam a festa, mas que o retorno com grande público revela que a felicidade é geral. Para o bispo, São Francisco de Assis reflete solidariedade e humildade, características que o destacam como um modelo de vida.

Dom Plínio

“São três anos que esta festa não acontecia nessa medida. É uma felicidade que não é só minha, mas de todos os devotos. É sinal que o povo vê a presença de Deus em São Francisco e também na igreja. Isso nos alegra muito, porque as pessoas irão voltar marcadas com essa graça especial”, disse.

A fé move muitas coisas. Ilustrando a felicidade comentada pelos líderes, o devoto Antônio Gonçalves saiu dos Torrões às 4h e andou a pé por 18 km. Antônio justifica: é um homem de fé e agradecido pelos diversos livramentos que viveu, dentre eles se recuperar de uma doença sem precisar de cirurgia.

Padre Feliciano

“A gente vem porque tem muita fé. A gente pede a Deus e a São Francisco para resolver os problemas e cada dia eu resolvo. Tenho muita fé. Se eu não tivesse, não estaria aqui. Tenho 74 anos e não tenho problema de saúde nenhum. Trabalho todo dia com a proteção deles”, contou.

A programação do festejo continua durante o dia. Para às 12h, está programada a benção dos animais no patamar das igrejas. Às 17h, será realizada uma procissão nas ruas do junco e, em seguida, a Santa Missa para encerrar.

Imagens: Wesley Monteiro

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais