24 C
Piauí
18 de maio de 2022
Cidades em Foco
Destaque Geral

Ministério da Saúde anuncia redução da quantidade de vacinas BCG enviadas ao Piauí

Foto: Ccom PMP

O Piauí terá redução na quantidade de vacinas BCG enviadas ao estado, conforme nota técnica enviada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (13). A diminuição das doses ocorrerá em razão da dificuldade na aquisição da vacina.

A BCG protege contra a tuberculose, que é uma doença infecciosa com transmissão aérea. A vacina deve ser aplicada logo após o nascimento da criança, ainda na maternidade.

Diante do comunicado, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) encaminhou uma nota técnica aos municípios informando da redução no quantitativo a ser recebido por cada cidade.

“A previsão do Ministério é de manter esta readequação pelos próximos sete meses. Diante disso pedimos o uso racional desta vacina por este período”, disse a coordenadora de Imunização da Sesapi, Kássia Barros.

O g1 procurou a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí para comentar como ficará a vacinação dos recém-nascidos no estado, mas o órgão não se posicionou sobre o assunto.

“A pasta ainda não sinalizou o quantitativo de cada estado, mas reforçou a importância da alimentação oportuna dos sistemas de informação quanto ao registro das doses de vacina administradas e das perdas vacinais, para que possam acompanhar e monitorar a vacinação nas pelos estados e realizar as adequações necessárias na reprogramação do envio das doses”, informou a Sesapi.

Até maio, o Piauí recebeu do Plano Nacional de Imunização 93.240 doses da vacina BCG.

Fonte: G1

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais