29.1 C
Jacobina do Piauí
20 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacional

Ministério da Saúde suspende vacinação de adolescentes sem comorbidades

Vacina - Foto ilustrativa / Cidades em Foco

O secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto, anunciou nesta quinta-feira (16), que o Ministério da Saúde enviou nota técnica para as secretarias estaduais de Saúde com mudanças na vacinação de crianças e adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid-19. Na nova normativa, o Ministério da Saúde exclui os adolescentes que não possuem comorbidades da relação do público vacinável.

Florentino Neto adiantou que o governador Wellington Dias, presidente do Fórum dos Governadores, e os secretários estaduais de Saúde já iniciaram tratativas com o ministério para que as crianças e adolescente, com e sem comorbidades, sejam imunizadas contra a doença que já matou mais 589 mil brasileiros e 6.983 piauienses.

“O Ministério da Saúde revisou a vacinação dos adolescentes levando em conta os dados de uma pesquisa que revela que a maioria dos jovens sem comorbidades acometidos pela Covid-19 apresentam sintomas leves ou são assintomáticos para a doença. No entanto, mesmo com essa justificativa, vamos lutar para que todos os nossos jovens sejam vacinados. Os pais merecem ter a segurança de enviar seus filhos para a escola com tranquilidade”, destaca o gestor.

A orientação do Ministério da Saúde é que sejam imunizados apenas os adolescentes, de 12 a 17 anos, com deficiência permanente, comorbidades, gestantes e puérperas e aqueles privados de liberdade.

“Aqui no Piauí nos antecipamos e já estamos enviando, antes mesmo do ministério distribuir os lotes, as doses para começar a vacinação deste público”, aponta o secretário.

O secretário de Saúde, Florentino Neto, lembra ainda que 54 municípios já estão vacinando crianças e adolescentes.

Com informações da Sesapi

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais