35.3 C
Piauí
27 de julho de 2021
Cidades em Foco
Geral Piauí

Ministério Público de SP aponta presença de 103 integrantes do PCC no Piauí

Dados do Minstério Público de São Paulo revelam a presença de 103 integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) no Piauí. A estimativa recente foi divulgada pelo Centro de Segurança Institucional e Inteligência do MP-SP para o site UOL.

Os números são de agosto do ano passado e abrangem integrates presos e em liberdade. Como o PCC atua na ilegalidade os dados não são oficiais, já que é impossível a realização de uma contagem exata.

Procurado pelo Cidadeverde.com, o secretário estadual de Segurança, Daniel Oliveira, diz que não conhece a informação e afirmou que não irá dar nenhuma declaração sobre o assunto. “Não tomei conhecimento e na Secretaria de Segurança não há essa informação. Não darei declaração a esse respeito”, pontuou.

A Secretaria Estadual de Justiça não reconhece, mas agentes penitenciários afirmam que facções criminosas atuam no sistema prisional do Piauí. Um agente, que prefere não se identificar, em entrevista à TV Cidade Verde, revelou que já foi feito refém por presos integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) durante uma rebelião.

O agente penitenciário também garante que gerentes da unidades prisionais do Estado são ameaçados constantemente pelos detentos integrantes de facções criminosas e que, inclusive, a Sejus reforçou a segurança pessoal dos diretores.

“Fui feito refém e o Primeiro Comando da Capital disse que só não ia matar um a um caso o Estado atendesse às reivindicações que eles pleiteavam. Eles queriam ser transferidos para seus Estados de origem. Depois dessa rebelião eles conseguiram o queria, que foi a volta para seus Estados. Os gerentes são ameaçados e a Sejus deu segurança a eles com policiais armados tanto dentro do presídio como fora, na sua vida pessoal”, conta o agente penitenciário.

A discussão sobre a  atuação de associações criminosas no sistema prisional do Estado veio à tona após mapeamento do Serviço de Inteligência do Governo Federal revelar que o Piauí tem a presença das facções: PCC, Bonde dos 40, Primeiro Comando de Esperantina, Primeiro Comando de Campo Maior e Facção Criminosa de Teresina.


Com informações de UOL

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais