25.2 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolícia

Ministério Público do Piauí quer criar Gabinete de Segurança Institucional

O Ministério Público do Estado do Piauí quer criar um Grupo de Segurança Institucional (GSI), para garantir a proteção de promotores e seus familiares ameaçados por conta de investigações.

O procurador-geral de Justiça, Cleandro Alves de Moura, enviou projeto para a Assembleia Legislativa pedindo que os deputados estaduais aprovem a alteração na Lei Orgânica do Ministério Público do Estado do Piauí, permitindo a criação do GSI.

“Em face das frequentes e graves ameaças sofridas por membros do Ministério Público e seus familiares, tornou-se imperiosa a criação do GSI, com o objetivo de conferir-lhes a segurança adequada ao desempenho de suas atividades funcionais”, diz o procurador-geral de Justiça na justificativa do projeto.

Cleandro Moura ressalta que a criação do GSI é também determinação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que estabeleceu regras para a proteção pessoal de membros do Ministério Público e seus familiares em casos de risco por exercício de suas atividades.

O mesmo projeto insere o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) na Lei Orgânica do Ministério Público – atualmente o grupo existe por ato normativo infralegal. “Diante dos relevantes trabalhos por ele já executados no âmbito do Parquet piauiense, é recomendável conferir-lhe uma maior robustez dentro da estrutura da instituição”, justifica Cleandro Moura.

Pelo projeto, os dois grupos serão vinculados ao gabinete do procurador-geral de Justiça.

 

 

Fábio Lima / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais