19 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPaulistana

Ministério Público investiga irregularidades em licitações na Prefeitura de Paulistana

O Ministério Público do Estado do Piauí abriu procedimento preparatório de inquérito civil para investigar ilegalidades na realização de licitações para contratação de empresas pela prefeitura de Paulistana, que é administrada por Gilberto José de Melo, mais conhecido como Didiu.
A portaria nº 008/2017 foi assina pela Promotora de Justiça Substituta, Emmanuelle Martins Neiva Dantas Rodrigues Belo, no dia 14 de fevereiro deste ano.
A denúncia foi apresentada por Adelaido Francisco de Sousa, que relatou possível direcionamento e favorecimento de determinadas empresas nas licitações realizadas pela prefeitura de Paulistana.
Para abrir o procedimento a promotora considerou que é vedado aos agentes públicos “I – admitir, prever, incluir ou tolerar, nos atos de convocação, cláusulas ou condições que comprometam, restrinjam ou frustrem o seu caráter competitivo, inclusive nos casos de sociedades cooperativas, e estabeleçam preferências ou distinções em razão da naturalidade, da sede ou domicílio dos licitantes ou de qualquer outra circunstância impertinente ou irrelevante para o específico objeto do contrato, ressalvado o disposto nos §§ 5oa 12 deste artigo e no art. 3º da Lei no 8.248, de 23 de outubro de 1991; II – estabelecer tratamento diferenciado de natureza comercial, legal, trabalhista, previdenciária ou qualquer outra, entre empresas brasileiras e estrangeiras, inclusive no que se refere a moeda, modalidade e local de pagamentos, mesmo quando envolvidos financiamentos de agências internacionais, ressalvado o disposto no parágrafo seguinte e no art. 3º da Lei no 8.248, de 23 de outubro de 1991″ (artigo 3º, §1º, Lei nº 8.666/1993)”.
A promotora determinou expedição de ofício à prefeitura de Paulistana para que informe os vencedores dos Pregões Presenciais nº 12/2017, 13/2017 e 15/2017, no prazo de 10 dias. O recebimento dos envelopes para os pregões presenciais solicitados pela promotora estava previsto para acontecer nessa sexta-feira (17).
O pregão presencial nº 12/2017 tem por objeto locação para o transporte de alunos da rede municipal de ensino e não especifica o valor. Já o Pregão Presencial 13/2017 é para a locação de máquinas (trator de esteira, motoniveladora e escavadeira hidráulica) para executar serviços de manutenção e reformas das estradas vicinais, no valor de R$ 834 mil. E o Pregão Presencial nº 015/2017 é para aquisição de canos (4 e 6) e contratação de serviços de perfuração, recuperação (desobstrução e/ou aprofundamento, limpeza, teste de vazão) e manutenção de postos tubulares no valor de R$ 654 mil.
Outro lado
Procurado pelo GP1 na tarde dessa sexta-feira (17), o prefeito Didiu não foi localizado para comentar a denúncia.
Fonte: GP1

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais