33.2 C
Piauí
14 de maio de 2021
Cidades em Foco
Destaque Educação Geral

Ministro entrega ônibus escolares e defende união de forças pela Educação

Atualizada às 12h30

Durante a solenidade de entrega de ônibus escolares na manhã desta segunda-feira (26) em Teresina, o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, fez elogios à bancada federal do Piauí pelo empenho para garantir a chegada dos veículos aos municípios piauienses, através da destinação de emendas parlamentares. O ministro também defendeu a união de forças para garantir maiores avanços no setor.

“Com muita satisfação, venho aqui hoje fazer essa entrega, elogiando a bancada do Piauí que, unida, está entregando a população desses instrumentos, essas ferramentas”, disse o Ministro durante a solenidade realizada no Parque Potycabana.

Milton Ribeiro também cumprimentou o governador Wellington Dias(PT) e destacou avanços na educação do estado do Piauí nos últimos anos. “Educação não tem partido. Um dos pontos positivos do seu legado como governador, seguramente, será a qualidade das escolas que o senhor tem incentivado”, disse o ministro durante seu discurso.

Ainda durante a solenidade, o ministro realizou a entrega simbólica da chave do ônibus escolar para um dos gestores municipais presentes.

MUNICÍPIOS CONTEMPLADOS:

Brejo do Piauí, Ribeira do Piauí, Parnaíba, Corrente, São Miguel do Tapuio, Cocal dos Alves, São Julião, União, Aroazes, Bom Jesus, Miguel Alves, Parnaguá, Dom Inocêncio, Itainópolis, Arraial,  Betânia do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré, Sebastião Barros, Bonfim do Piauí, Rio Grande do Piauí, Avelino Lopes, Esperantina, Capitão de Campos, Bom Jesus, Parnaíba, Simplício Mendes, Joaquim Pires, Miguel Alves, Cristalândia, Luzilândia, Cocal e Batalha.

Em sua fala, o governador Wellington Dias (PT) destacou a importância da chegada dos veículos para garantir a melhoria do transporte escolar nos municípios piauienses. “Ônibus escolar é muito mais que ônibus. É um instrumento para fazer com que estudantes que moram em lugares distantes da escola possam acessar a educação, com um alicerce que muda a vida”, disse.

Wellington também destacou o bom relacionamento com o Ministro da Educação, Milton Ribeiro. “O Piauí é a sua terra. O Piauí é Brasil e tem desafios na educação. Vamos bater à sua porta e aplicar os recursos com todo o zelo”, destacou.

Atualizada às 11h35 

O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, quebrou o protocolo e  abriu o evento de entrega de ônibus escolares na manhã desta segunda-feira (26) com uma oração pelos familiares do ex-prefeito Firmino Filho (PSDB), que morreu no último dia 06 de abril. O ministro, que é pastor da igreja Presbiteriana do Brasil, destacou a importância do ex-gestor e o impacto que o episódio deixou ao estado do Piauí e na capital Teresina.

“Gostaria de, com autorização do nosso governador, quebrar um pouco o cerimonial. Quero falar não como ministro, mas como pastor presbiteriano. A cidade e o Estado foram marcadas por uma tragédia com a morte do prefeito Firmino. Eu quero crer que ele merece da nossa parte, como autoridade, a nossa moção de respeito e consideração. Por isso, como pastor, gostaria de iniciar pedindo a  Deus pela família do nosso prefeito Firmino Filho”, disse Milton Ribeiro antes de começar a oração.

Além do Ministro, participam da solenidade no Parque Potycabana autoridades como o Governador do Piauí, Wellington Dias(PT), o prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (MDB) o presidente da Assembleia Legislativa, Themistocles Filho (MDB), os senadores Ciro Nogueira (Progressistas), Marcelo Castro (MDB) e Elmano Ferrer (Progressistas), além de outros membros da bancada federal do Piauí, prefeitos e secretários de educação de municípios conteplados com a entrega de ônibus escolares.

Atualizada às 11h

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, desembarcou em Teresina por volta das 10 horas, desta segunda-feira (26). Ele visitou as instalações da TV Educativa no bairro Monte Castelo, zona sul e disse que a entrega dos ônibus é um “olhar para o amanhã”.

O ministro é acompanhado pelo secretário de Governo, Osmar Júnior, e o presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira. O deputado Júlio Arcoverde e o senador Elmano Férrer (Progressistas) também acompanham a visita.

Na TV Educativa, o ministro foi recepcionado com música regional e conheceu programa Canal Educação da Secretaria Estadual de Educação. O secretário Ellen Gera participou desse momento.

Em entrevista ao Cidadeverde.com, o ministro Milton Ribeiro justificou a entrega de ônibus escolares em meio a pandemia da covid-19. Sem usar máscaras, o ministro afirma que a solenidade representa um “olhar para amanhã”.

“Por que na pandemia? Fazemos isso porque acreditamos no amanhã. Tudo passa. E vamos ter de volta a oportunidade de locomoção e poder ir à escola. O governo Federal pensa na educação. Por emendas de bancada, mas com o governo federal esses ônibus vão ajudar a educação”, disse.

Com relação as dificuldades do país para garantir acesso a crianças e jovens em meio a pandemia, o ministro diz que esse é um problema mundial. Ele afirma que o governo federal estabeleceu protocolos para garantir a segurança dos alunos no retorno.

“É um problema do mundo. Países mais desenvolvidos enfrentam o mesmo problema com a pandemia, o Brasil tem dado uma resposta e vai ser o que mais vacinou e vai exportar essa vacina para outros países. Fizemos protocolos nas escolas. Os diretores receberam orientação. Entregamos recursos para a compra de equipamentos de proteção como o álcool em gel”, declarou.

O ministro destacou o programa que destina recursos para compra de alimentos para os alunos carentes.

“Alguns problemas em tona já vinham de antes. O presidente disse que o que for possível para ajudar os alunos é para fazer. Pegamos R$ 4,3 bilhões e preparamos kits de alimentação para os alunos. Mesmo sem ir para aula. Projeto que benefícia os pequenos produtores. O Brasil não consegue fazer chegar a mão de cada aluno um tablet. Assim o que podermos, o governo federal vai fazer”, ressaltou o Milton Ribeiro.

Fonte: Lídia Brito e Natanael Souza  / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais