31.7 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Moradores cobram funcionamento de poço tubular em zona rural de Santana do Piauí

Moradores da localidade Alves, município de Santana do Piauí, reivindicam do Poder Público Municipal a instalação dos equipamentos necessários para o funcionamento de um poço tubular que foi perfurado há mais de seis anos.

De acordo com as famílias, a água chega até as residências através de uma ligação improvisada de um poço do povoado Camarada, mas atende à demanda das pessoas que habitam na comunidade.

De acordo com Ismael Borges, que tem familiares naquela região, os moradores relataram que já haviam procurado a gestão municipal várias vezes, mas não foram atendidos.

A dona de casa Edileuza Joana da Silva relatou que seus pais são acamados e a falta de água dificulta o desenvolvimento das suas atividades domésticas.

“A situação é muito difícil, porque é meu pai e minha mãe, os dois prostrados e tudo que vão fazer é onde eles estão. A água cai em uma caixinha e de lá a gente tem que trazer em baldes para eles tomarem banho; tem que carregar até uma pedra para lavar roupa, é triste a situação”, lamentou.

Os equipamentos estão desligados (Foto: Assis Santos)

A senhora Josefa Antônia disse que a água não chega nas torneiras de forma simultânea. “Aqui tem de treze a quatorze casa, aí quando vem desemendar o cano de cada casa, não dá para aparar mais do que 300 litros de água. O morador que sair de casa, por exemplo, de meio dia até três da tarde, não tem condições de pegar se quer a água para fazer a janta, nem para tomar banho”.

A aposentada Francisca Josefa da Silva denunciou que a água só é liberada durante duas horas por dia para os moradores da localidade.

“Aqui só vem água por hora. Nessas casas que vêm água primeiro, até recebem um pouco, mas na minha casa, só de quatro para cinco horas, aí seis horas eles trancam. Se as caixas estiverem secas, não enchem, fica só um pouco de água nas caixas e nós ficamos aqui sofrendo por causa de água. Disseram que iam botar uma caixa e botaram, mas está servindo só de enfeite”, relatou.

A senhora Maria da Silva Sousa também relatou a dificuldade enfrentada devido à precariedade no abastecimento de água na localidade.

“A água aqui é difícil, tem dias que não tem nem para tomar banho, a gente fica esperando. Tanto tempo que tem esse poço por aqui e ninguém faz pela a gente, aí no dia que está chegando a política, os dias de votar, eles [os candidatos] vêm, dão uma olhada no poço e dizem que vão fazer alguma coisa, aí passa a política e nós somos esquecidos nesse lugar”, desabafou a moradora.

A nossa equipe entrou em contato com o secretário de Agricultura de Santana do Piauí, Francisco de Moura Sobrinho, que se comprometeu a falar sobre o assunto nesta quarta-feira (04).

Ainda segundo os moradores, a instalação do poço foi iniciada na gestão do então prefeito Ricardo Gonçalves, que não finalizou a obra. Os relatos ainda dão conta de que a atual gestora do município, Maria José, já teria ido até a comunidade, levado fiscais para avaliar a obra, e dito que não sabia do problema. Os denunciantes contam que prefeita teria prometido que equiparia o poço, mas que até o momento nada foi feito.

Com informações e fotos: Grande Picos

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais