25.7 C
Jacobina do Piauí
24 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralMunicípiosSimões

Moradores interditam ferrovia Transnordestina em Simões

Moradores de comunidades rurais da cidade de Simões, a 500 km ao sul de Teresina, interditaram a ferrovia Transnordestina nesta quarta-feira (2). Eles reclamam do tratamento que estão recebendo das empresas do Parque Eólico na região, que estariam contratando pessoas de outros estados, bem como dos problemas com a energia elétrica.

De acordo com o vereador de Simões, Luciano César, a construção do Parque Eólico na região vai beneficiar muitos municípios, mas, inicialmente, tem causado transtornos aos moradores, que veem as estradas ficarem com problemas devido o trânsito intenso de máquinas pesadas, além da movimentação de pessoas ter atraído ladrões.

“Ainda temos as empresas terceirizadas, que estão contratando gente do Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará para o Parque Eólico e deixando pessoal da comunidade sem contratação”, disse.

Por conta disso, os moradores da localidade Cantinho resolveram protestar interditando a Transnordestina, impedindo a chegada das locomotivas com os materiais de construção da própria ferrovia.

A ferrovia começou a ser construída em 2006 e era pra ser entregue em 2010. Projeto prevê 1.753 quilômetros de ferrovia, beneficiando 81 municípios.

O prefeito de Simões, Francisco Dozigete Pereira, disse que a demanda por emprego na região realmente é muito grande e as empresas não estão tendo como absorver todos os trablhadores.

“É muita gente querendo emprego e não tem pra todo mundo. Só tem duas empresas trabalhando neste momento no novo canteiro. Elas já pegaram de 300 a 400 pessoas, mas são 1.500 cadastros. Vão vir outras empresas ainda”, afirmou.

Sobre o protesto, o gestor disse que a população de um povoado da região está revoltada com o tráfego intenso de veículos pesados, o que estaria danificando ruas e casas. “Tem uma construtora que está passando com as máquinas pesadas dentro do povoado, quando tem estrada para passar ao lado”, finalizou.

 

Fonte: Diego Iglesias / Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais