33.8 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

MP defende barreiras sanitárias para evitar variante indiana do coronavírus no Piauí

As barreiras sanitárias devem ser intensificadas, diz Sesapi

O Ministério Público expediu nesta segunda-feira (24) uma recomendação às autoridades de saúde do Piauí para a adoção de providências imediatas para evitar a chegada da variante indiana do novo coronavírus ao Estado. O documento, assinado pelo promotor Eny Marcos Vieira Pontes, leva em conta a confirmação de casos da nova variante no vizinho estado do Maranhão, entre tripulantes de um navio.

Entre as medidas defendidas, está a realização de barreiras sanitárias nos limites territoriais, além de terminais rodoviários e aeroportos, na capital e no interior. O MP também recomenda a realização testes e a realização de busca ativa de possíveis casos de contaminação pela nova variante.

Os gestores têm o prazo de cinco dias, a contar do recebimento das orientações, para apresentar resposta acerca do acolhimento da recomendação. O promotor de Justiça adverte que a tomada de conhecimento da recomendação é elemento de prova para o ajuizamento de futuras ações cíveis ou criminais.

Até o momento, a Secretaria de Saúde do Piauí não informou a existência de casos suspeitos da variante no Estado.

Casos

O governo do Maranhão confirmou na última quinta-feira (20) que seis tripulantes de um navio estão com a variante indiana. É  a cepa B.1617 originada na Índia. Cerca de 100 pessoas que tiveram contato com esses tripulantes estão sendo testadas, acompanhadas e isoladas.

Os estados do Pará e Ceará também confirmaram que investigam casos suspeitos de infecção pela variante indiana do coronavírus.

Com informações do Ministério Público

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais