31.3 C
Jacobina do Piauí
28 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

MP do Piauí assina pacto nacional contra a corrupção

O Procurador-Geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, assinou, na manhã de hoje (04/12), o Pacto do Ministério Público Brasileiro contra a Corrupção, durante o evento #TodosJuntoscontracorrupçao, realizado em Brasília. A solenidade aludiu ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado no dia 09 de dezembro, e foi promovida pelo Ministério Público Federal (MPF) e pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), na sede da Procuradoria-Geral da República.

O evento foi prestigiado também pela Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, a coordenadora da Câmara de Combate à Corrupção do MPF, Mônica Nicida, pelos demais chefes dos Ministérios Públicos Estaduais, autoridades convidadas, órgãos parceiros e representantes da sociedade civil.

Combater a corrupção e a improbidade administrativa, além de defender o aperfeiçoamento da democracia: com esses propósitos foram firmados os três pactos envolvendo o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o Ministério Público Federal (MPF), o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), a Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON) e o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC). Ainda durante a solenidade de hoje, foi criado um comitê permanente e formado um termo de cooperação com o objetivo de prevenir e reprimir a corrupção eleitoral em 2018.

Intitulados, respectivamente, como Pacto do MP Brasileiro contra a Corrupção, Pacto do MPF e da AMPCOM contra a Corrupção, e Pacto do MPF e CNPG contra a Corrupção, os documentos reafirmam o compromisso do Ministério Público no combate a esse tipo de crime. Os signatários se comprometeram a atuar de forma integrada e efetiva para assegurar tanto a prevenção quanto a repressão à corrupção nas esferas públicas e privadas.

“O Ministério Público do Estado do Piauí se integra à iniciativa porque o combate à corrupção e a defesa do patrimônio estão entre as nossas mais importantes frentes de atuação. Temos consciência de que o desvio e a aplicação irregular de serviços públicos prejudica, sobretudo, a qualidade dos serviços públicos essenciais, atingindo a própria dignidade dos cidadãos”, declarou Cleandro Moura.

 

 

DoCidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais