31.7 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

MP faz levantamento sobre transparência nos gastos da Covid no Piauí

Foto: Roberta Aline

Quatro municípios do Piauí ainda não criaram o Portal Covid-19, um portal da transparência para divulgar gastos com a pandemia, como foi determinado por Lei Federal. 36 cidades criaram porém não alimentaram e/ou está impossível o acesso do link e 185 municípios criaram e inseriram dados e informações.

O levantamento foi feito pelo Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção de Defesa do Patrimônio Público (CACOP) do Ministério Público.

 “A análise teve, por objetivo, verificar se houve ou não a implantação do Portal COVID-19 e se dados e informações foram alimentados até o dia em que o CACOP acessou os respectivos sites. Não foi estudada, portanto, a qualidade dos respectivos portais, isto é, se estão sendo alimentados constantemente e se estão atendendo a todos os requisitos legais”, relata o coordenador do CACOP, promotor de Justiça Sinobilino Pinheiro.

Para a análise, foram utilizados três parâmetros: se o município tem portal e fornece as informações (zona verde); aqueles que possuem portal, mas possuem alguma dificuldade de acesso (zona amarela) e aqueles que não tem portal (zona vermelha).

Do levantamento, verificou-se que 185 municípios criaram o link e inseriram dados e informações, enquanto outros 36 criaram, porém não alimentaram e/ou resta impossível o acesso do link. Apenas 4 municípios ainda não criaram o Portal COVID-19, são eles: Fartura do Piauí, São Gonçalo do Piauí, Santana do Piauí e Barreiras do Piauí.

O estudo é baseado na Lei Federal nº 13.979/2019, que diz que estados e municípios tem o dever de divulgar de forma imediata na internet em site oficial, informações sobre todas as contratações e aquisições que forem feitas para o enfrentamento da pandemia.

Veja na íntegra o resultado

Da Redação
[email protected] 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais