25.2 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacional

MP-PI propõe parceria com MPF para fiscalizar vacinação após inclusão dos trabalhadores de educação na 2ª fase

Vacinas de Oxford — Foto: Sesap

O Ministério Público do Piauí propôs uma parceria com o Ministério Público Federal (MPF) para que os dois órgãos fiscalizem juntos e verifiquem se a campanha de vacinação contra a Covid-19 no estado está ocorrendo em conformidade com o Plano Nacional de Imunização, elaborado pelo Ministério da Saúde.

O ofício foi elaborado pelo promotor Eny Marcos Pontes, da 12ª Promotoria de Justiça de Teresina, após o Governo do Piauí informar que vai antecipar a vacinação dos trabalhadores da educação. O grupo só iria ser imunizado na quarta fase da campanha, mas agora, serão na segunda fase.

Para o promotor, trata-se de um desrespeito à lei que coloca como responsabilidade do Poder Executivo Federal a elaboração de um programa de imunizações.

“Percebe-se, assim, uma desorganização no estabelecimento de datas e grupos prioritários de vacinação, indo contra diretrizes do Ministério da Saúde”, informou Eny Marcos Pontes.

Inclusão dos trabalhadores de educação na 2ª fase

O secretário de governo Osmar Júnior assinou um ofício determinando a inclusão dos trabalhadores em educação na segunda fase da campanha de vacinação contra a Covid-19. A antecipação foi solicitada pelo Sindicato dos Professores e Auxiliares da Administração Escolar (Sinpro). Procurado pelo G1, o governo do estado afirmou que os critérios e data para imunização ainda não foram definidos.

Dentre os argumentos apresentados pelo Sinpro para a antecipação da vacina para a categoria está a volta de atividades presenciais nas instituições educacionais. No pedido enviado ao governo, o sindicato argumentou que:

“Apesar das garantias de segurança higiênico-sanitárias, o professor, principalmente da rede privada de ensino, em razão de trabalhar em diversas escolas e tendo que circular diariamente entre elas torna-se um possível meio de transmissão do vírus”, declarou o sindicato.

Vacinação do Piauí

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), 51.077 piauienses receberam a primeira dose da vacina e quatro a segunda dose. Até o momento foram vacinados os profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19, idosos com 60 anos ou mais e pessoas com deficiência que moram em abrigos e idosos com 90 anos ou mais.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais