24 C
Jacobina do Piauí
29 de março de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

MP recomenda paralisação das obras de reforma na Catedral de Picos

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) recomendou ao bispo da Diocese de Picos,  Dom Plínio José Luz da Silva, atendendo à supremacia do interesse público, que “proceda a paralisação de toda e qualquer obra que estiver realizando na Igreja Nossa Senhora dos Remédios”  no município.

De acordo com o documento, a decisão considerou a “necessidade de interromper qualquer obra ou serviço na Igreja Catedral Nossa Senhora dos Remédios até que sejam adotadas providências cabíveis de modo a preservar a identidade cultural da igreja”.

A suspensão das obras deve ocorrer até que seja constatada o respeito à lei municipal nº 2866/2017. Além disso, a obra só poderá ter continuidade desde que não apresente riscos à originalidade arquitetônica da igreja.

A recomendação, publicada nesta terça (24), solicita que essa paralisação ocorra no prazo de 24 horas, a contar do momento da publicação. “Esgotado o prazo mencionado acima, o destinatário deverá informar a esta Promotoria de Justiça acerca do cumprimento desta Recomendação”, destacou o MPPI na decisão.

Na decisão, a Promotora de Justiça  titular de Fronteiras-PI, Karina Araruna Xavier, ressaltou que se faz “impositivo constar que a presente recomendação não esgota a atuação do Ministério Público do Estado do Piauí sobre o tema, não excluindo futuras recomendações ou outras iniciativas com relação aos agentes supramencionados”.

Repercussão

O caso envolvendo a retirada do piso da catedral de Picos gerou repercussão nesta semana, quando chegou ao conhecimento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

Representantes do CAU iniciaram uma fiscalização no local e acionaram o MPPI. Em entrevista, na última segunda (22), o presidente do CAU, Wellington Camarço, disse que o piso é de ladrilho hidráulico e possui um valor histórico.

Além do piso, que será substituído por granito, o presidente relatou que os vitrais da igreja também estão sendo retirados.  O CAU também informou que a Catedral de Picos começou a ser construída em 1948, com término da obra em 1968. Entre as maiores do Nordeste, a arquitetura possui estilo gótico.

O Cidadeverde.com tenta contato com o bispo Dom Plínio e está com o espaço aberto para posicionamento.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais