23.8 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

MPF investiga oito mulheres por supostas candidaturas “laranja” no Piauí

O Ministério Público Federal (MPF) no Piauí está investigando a utilização de candidaturas laranjas nas eleições 2018 no Estado. Pelo menos oito pessoas – todas do sexo feminino – estão sob suspeita de fraude. O Procurador Regional Eleitoral, Patrício Noé da Fonseca, confirmou que instaurou uma notícia de fato e que já está atuando no caso.

Segundo o MPF, em comunicado divulgado nesta segunda-feira (18), estão sob suspeita as candidaturas a deputada federal de Soraya Coelho (PRB), Raimunda Marques (PRB), Izete Rodrigues (PSC) e Erika Oliveira (PSC). Para o cargo de deputada estadual estão na lista Tamires Vasconcelos (PR), Maria de Fátima (MDB), Luiza Holanda (MDB) e Maria Bernadete (MDB)

Ainda de acordo com o MPF, outras duas denúncias anônimas relataram suspeita de fraude na candidatura de Tamires Vasconcelos, sendo uma feita diretamente na Procuradoria da República no Estado, em dezembro do ano passado, e outra na Procuradoria Regional da República na 1ª Região, em Brasília, no dia 16 de janeiro deste ano.

Ainda segundo o MPF, todos os processos já foram concluídos e aguardam análise para ordenação das diligências e encaminhamentos cabíveis.

Governo federal

Foram por suspeitas de financiamento de candidaturas laranjas pelo PSL que se instalou uma crise no governo Bolsonaro nos últimos dias. O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno, foi chamado publicamente de mentiroso pelo presidente e seu filho Carlos Bolsonaro. O ministro afirmou que conversou com o presidente – quando ele ainda estava internado – sobre as denúncias em relação às candidaturas laranjas. Fato negado pelo filho de Bolsonaro. A demissão do ministro é aguardada ainda nesta segunda.

A Folha de S.Paulo revelou que Bebianno liberou R$ 250 mil de verba pública para a campanha de uma ex-assessora, que repassou parte do dinheiro para uma gráfica registrada em endereço de fachada -sem maquinário para impressões em massa.

Fonte: Hérlon Moraes  / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais