23.5 C
Jacobina do Piauí
23 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauíPicos

MPF pede que servidores da saúde de município da região de Picos batam ponto e caso vai pra justiça

O Ministério Público Federal (MPF) ingressou com uma Ação Civil Pública (ACP) contra o município de São Julião do Piauí, localizado a 382 km ao Sul de Teresina, para que todos os profissionais de saúde que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) sejam submetidos ao sistema de ponto eletrônico. A medida inclui servidores efetivos e contratados.

De acordo com o MPF, atualmente o município não fornece certidões para o usuário que não foi atendido e não informa os horários que devem ser cumpridos pelos médicos e odontólogos que ocupam cargos públicos vinculados ao SUS.

Só que o caso ganhou uma reviravolta quando a Justiça Federal em 1º grau, ao julgar a ação, retirou o MPF do processo e declinou a competência da ação para a Justiça comum estadual, por entender que o MPF não possui legitimidade para propor a ACP neste caso.

“A medida visa trazer transparência e prestar contas à população usuária do serviço”, alega o MPF.

O Ministério Público Federal recorreu à Procuradoria Regional da República da 1ª Região (PRR1), que atua perante ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Caso a decisão seja reformada, o MPF volta ao processo.

Ainda de acordo com o MPF, a fiscalização tende a coibir irregularidades na aplicação de verbas oriundas do SUS e assegurar o fornecimento de um serviço público de saúde de qualidade.

“O descumprimento da jornada dos profissionais médicos em São Julião (PI) torna a prestação do serviço insuficiente e caracteriza irregularidades na utilização de verbas destinadas à saúde, incluindo verbas federais”, diz o órgão.

 (Com informações do MPF)

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais