33.2 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralLagoa do Barro

MPPI recebe prefeito de Lagoa do Barro para dialogar sobre implementação de Ouvidoria Municipal

O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio da Ouvidoria, recebeu na manhã desta quinta-feira, 14, o prefeito de Lagoa do Barro do Piauí, Gilson Nunes, e o ouvidor do município, Tomaz Souza de Aquino. O encontro tem como objetivo prestar orientações sobre a estruturação e o fluxo de trabalho de uma Ouvidoria, a fim de viabilizar o início das atividades do órgão na cidade.

A reunião é uma articulação com a promotoria de Justiça de São João do Piauí e faz parte das ações do projeto “MPPI Sempre Presente para Ouvir o Cidadão” que integra o Plano Geral de Atuação 2020/2021, o PGA.

A ouvidora do Ministério Público do Piauí, Raquel Normando, e a servidora do órgão, Luciana Ferreira, receberam os gestores. Na oportunidade, também foi apresentada a estrutura da Ouvidoria do MPPI, sua importância como canal de comunicação com a sociedade e informações técnicas para funcionamento do espaço.

“Realizamos essa reunião como parte do nosso projeto de interiorização e criação das Ouvidorias em todo o Piauí. É motivo de satisfação e alegria construir parcerias com as prefeituras, uma vez que esse órgão existe para ser um ambiente de escuta da população e servir de canal de diálogo entre o cidadão e a instituição”, disse Raquel Normando.

Ainda na reunião, a ouvidora do MPPI ressaltou o papel do órgão como ferramenta de aperfeiçoamento de gestão, permitindo traçar estratégias eficientes e tomar decisões com base nas demandas registradas, servindo, portanto, para o aprimoramento do serviço público prestado. “É crucial que o espaço funcione em local de fácil visibilidade, além da criação de meios comunicações acessíveis para registro de informações por parte do cidadão”, esclarece a ouvidora.

Além disso, em 2019, a Ouvidoria do MPPI, em parceria com a Rede Ouvir, realizou o seminário “Criação de Ouvidorias Municipais para o fortalecimento da cidadania”. O encontro de hoje resulta do trabalho de sensibilização e instrução de gestores sobre a aplicação da Lei de nº 13.460/17, que exige a implementação e desenvolvimento das Ouvidorias Municipais.

“Estamos nesse momento dialogando sobre os procedimentos para dar início às atividades da nossa ouvidoria. Entendemos a necessidade desse espaço e buscamos olhar para boas práticas, tendo a Ouvidoria do Ministério Público do Piauí como modelo”, explica o prefeito.


Fonte: MP-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais