Município de Curral Novo do Piauí é bem avaliado em qualidade de Educação e Saúde

Os Ministérios da Educação e da Saúde realizaram avaliações para medir a qualidade dos serviços prestados à população nos municípios, nas respectivas áreas. Curral Novo do Piauí, situado a 460 km de Teresina, foi bem avaliado em ambas, conforme os resultados divulgados na semana passada.

O MEC divulgou os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mostra como está a qualidade do ensino brasileiro com base na taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

O Índice é divulgado a cada dois anos. A última divulgação foi referente ao ano de 2015. No último dia 3 de setembro, foram anunciados os dados de 2017. Em relação aos anos iniciais do Ensino Fundamental, Curral Novo obteve nota 4.5, superando a meta projetada para 2017, que era 4.1, e igualando a meta de 2019. Em relação aos anos finais do Ensino Fundamental, o município registrou avanço, saindo de 3.5 em 2015 para 3.6 em 2017, ficando apenas 0.1 atrás da meta, que era 3.7.

O Ministério da Saúde divulgou na última sexta-feira (6) os resultados do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), que tem como objetivos avaliar e incentivar a melhoraria da qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) por meio das equipes de atenção básica e saúde bucal.

A avaliação foi feita ano passado por uma equipe de visitadores enviados pelo Ministério. Além dos processos de trabalho e as estruturas das Unidades, a opinião da população e dos profissionais em Saúde também foi considerada. Moradores e usuários dos serviços de Saúde em Curral Novo do Piauí foram ouvidos sobre a opinião deles a respeito de como anda a qualidade da atenção básica.

Em Curral Novo, duas equipes foram avaliadas em relação ao padrão de qualidade no atendimento. Uma recebeu nota máxima, considerada “Ótima”, e a outra recebeu classificação “Muito Bom”. De acordo com o Ministério da Saúde, os níveis de classificação podem ser Ótimo, Muito Bom, Bom, Regular, Ruim ou Desclassificada.

O prefeito Abel Francisco de Oliveira Junior comentou os resultados. “A gente fica feliz em saber que o trabalho que está sendo realizado é positivo, que estamos no caminho certo, melhorando a qualidade da Educação e da Saúde, que são prioridades para nós e para a população”, disse.

De acordo com o prefeito, o reconhecimento por parte da população e dos Ministérios da Saúde e da Educação, servem como incentivo para a gestão e para os servidores. O gestor agradeceu e parabenizou a todos os envolvidos. “Quero parabenizar e agradecer aos secretários e a todos os servidores da Saúde e da Educação que contribuíram para esses resultados. Com o empenho e o compromisso de todos nós vamos continuar melhorando e desenvolvendo o nosso município.”, finalizou.

 

Fonte: DaniloBezerra/Cidadesnanet