30.8 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralOeiras

Município de Oeiras ganhará usina de energia solar

Foto: Prefeitura de Oeiras

A Câmara Municipal aprovou na noite desta segunda-feira, 29, um projeto de lei que autoriza o poder executivo municipal a contratar uma operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal para financiar a obra de construção de uma usina de energia solar no município de Oeiras.

A sessão conjunta da Comissão de Constituição e Justiça e Comissão de Fiscalização e Finanças da Câmara, realizada na segunda-feira pela manhã, teve a participação do prefeito José Raimundo, que foi à Casa Legislativa explicar o projeto. “O benefício deste projeto não é para hoje, é de médio e longo prazo, para as futuras gerações de Oeiras e, por conseguinte, para a gestão pública municipal, que poderá ter recursos extras para atender outros segmentos da administração. É um projeto inovador, exequível, autofinanciável, que Oeiras merece. A usina foi suprir a necessidade de abastecimento de energia de quatro CNPJs – Prefeitura (sede), Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde e SAAE”, comenta Zé Raimundo.

O gestor argumenta que a construção da usina fotovoltaica possibilitará a geração de energia limpa e renovável a partir de placas solares e trará economia ao município. “O financiamento pagará a conta e, depois de 10 anos, não tem conta mais para pagar. Tudo aquilo que será gerado vai ser reembolsado à Prefeitura e ela saberá fazer os investimentos necessários. São 25 anos de vida útil das placas. Vim expor o projeto para que os vereadores entendam a metodologia de execução”, pontua o prefeito.

A usina de energia solar será construída numa área de dois hectares próxima à Escola Municipal Agrotécnica (antiga Colégio Agrícola), no Bairro Uberaba. Ao todo, devem ser investidos cerca de R$ 9 milhões no projeto.

Na sessão também foram aprovados os seguintes projetos de lei: autorização da abertura de crédito especial ao orçamento do município por conta da transferência de dotações na Secretaria Municipal de Educação; autorização para o poder executivo a permutar o imóvel de propriedade do município com imóvel pertencente a Cássio Soares Ferreira e o PL que dispõe sobre o programa de regularização fundiária urbana no município.

Projeto da PPP da Iluminação Pública

O projeto de Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública também foi votado e com o placar 7 votos a favor da aprovação e 5 contra, a matéria foi reprovada. O texto precisava de 09 votos para ser aprovado. De autoria do Poder Executivo, o projeto tem o propósito de modernizar e ampliar o parque energético de Oeiras, contemplando as zonas urbana e rural.

Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais