30.6 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauíPicos

Municípios da região de Picos devem reduzir consumo de água

Para evitar que alguns municípios do Sul do Estado fiquem sem abastecimento de água, a Agespisa definiu metas para que o consumo do líquido seja reduzido na cidades.

A partir da próxima semana, hidrômetros serão  instalados em 100% das casas e correção de vazamentos serão feitas no municípios de Pio IX, Vila Nova do Piauí, Fronteiras, Campo Grande e Vila Nova do Piauí. O objetivo é coibir o desperdício de água e evitar a necessidade de racionamento. A informação é do gerente regional da Agespisa, Sérgio Alves.

De acordo com ele, a situação nos municípios é preocupante e resulta do baixo nível de água armazenada na barragem Piaus, que tem capacidade total de abastecer 104,5 milhões de m³, mas atualmente comporta apenas 5 milhões de m³. O açude abastece cerca de 50 mil famílias que vivem em Pio IX, Vila Nova do Piauí, Fronteiras, Campo Grande e Vila Nova do Piauí.

“Fizemos audiência pública na semana passada para tratar da questão de baixo nível da barragem e definimos metas. Caso a barragem venha secar mais ainda vamos passar por uma dificuldade muito grande de abastecimento”, adianta Sérgio Alves.

Além da escassez na barragem Piaus, passam por crise de abastecimento a barragem de Pio IX e de Barreiras do Piauí, que estão com volume morto.

“Essa região é muito difícil para escavarmos postos tubulares . Há sete anos tentamos fazer, mas além da água ser ruim, ela não é própria para o consumo humano. O abastecimento viável é através do açude.  É uma situação preocupante”, avalia o gerente regional da Agespisa.
Com informações da TV Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais