Municípios piauienses esperam por Auxílio Financeiro do Governo Federal

O ano de 2017 passou, mas os municípios piauienses ainda esperam respostas de acordos firmados no ano passado. Quem explica o cenário é o presidente da Associação Piauiense dos Municípios (APPM), Gil Carlos, em entrevista ao programa Acorda Piauí, desta terça-feira (2), onde afirmou que os municípios piauienses esperam o repasse emergencial que foi prometido pelo Governo Federal ainda dentro do exercício financeiro de 2017. Do total de R$ 2 bilhões, aproximadamente R$ 106 milhões seriam destinados aos 224 municípios piauienses para serem aplicados em demandas prioritárias, ainda sem previsão de data a ser depositado.

O montante foi definido durante reuniões com a liderança do movimento municipalista nacional, da qual participou também a APPM, onde foi firmado um acordo com os municípios de todo o Brasil para garantir a destinação de recursos através de um auxílio financeiro para ajudar os municípios a saírem do colapso financeiro.

O prazo para o repasse foi vencido e, no último dia 29 de dezembro, o presidente da república editou uma medida provisória para o valor ser transferido este ano. Gil Carlos comentou, ainda, sobre a situação de dificuldades da manutenção da máquina pública dos municípios e as perspectivas para o ano de 2018.

 

Fonte:CidadeVerde