26.7 C
Jacobina do Piauí
29 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Municípios reúnem-se na APPM para repactuar Transporte de Pacientes

Prefeitos e secretários de saúde dos 27 municípios do Território Entre Rios reuniram-se na tarde desta segunda-feira (23), na Associação Piauiense de Municípios (APPM), para deliberar sobre a continuidade do Transporte Eletivo de Pacientes, durante a reunião da Comissão Intergestora Regional (CIR). O serviço é executado por meio de convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde, Ministério da Saúde, APPM e municípios, tendo beneficiado mais de 70 mil pacientes em sete meses de funcionamento.

O Sistema Estadual de Transporte Eletivo do Piauí teve início em maio de 2016 atendendo pacientes de 27 municípios do território Entre Rios, que se deslocam diariamente à Teresina para realizar exames, consultas e tratamentos. Segundo a presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Leopoldina Cipriano, a repactuação do serviço era necessária para que o mesmo não fosse interrompido.

“Nesse primeiro momento, com os novos prefeitos, trataremos da renovação do convênio e do passivo que ficou, isso até o dia 31 de janeiro, sem a interrupção do serviço. Após essa data só ficarão no sistema os municípios que cumprirem com todos os termos da parceria”, revela a presidente.

Para o presidente da APPM, Gil Carlos, é muito importante e de interesse dos municípios a renovação do convênio para que o sistema continue atendendo à população. “Com certeza, essa experiência é exitosa e deve continuar com o comprometimento de todos os envolvidos. Para isso devemos criar novos mecanismos a fim de garantir o pleno funcionamento do sistema, com a APPM sendo solidária na representação dos municípios, apesar da crise financeira pela qual os municípios passam”, pontua.

Ficou definido no encontro, por unanimidade, a continuidade do serviço, como o débito em conta das parcelas referentes a 2017. Já o passivo das gestões anteriores será analisado caso a caso.

 

Fonte: portalappm

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais