24.8 C
Piauí
27 de fevereiro de 2020
Cidades em Foco
Destaque Geral Municípios Política

Municípios vão comprometer outras áreas para pagar piso a professores, diz APPM

O presidente da Associação Piauiense dos Municípios (APPM), Arinaldo Leal, disse hoje durante entrevista ao Jornal Cidade Verde, que os municípios vão pagar o piso nacional dos professores, no entanto, outras áreas devem ser afetadas por causa da escassez de recursos. O novo piso nacional dos professores será de R$ 1.917,78 e já está valendo.

 

“Não queremos deixar de pagar o piso. Vamos pagar o piso, mas vamos prejudicar outras áreas. Vamos ao Ministério da Educação tentar flexibilizar a complementação para os munícipios. Até hoje nenhum município conseguiu por causa dos entraves burocráticos”, afirmou, ressaltando que o Fundeb não acompanha o valor do piso.

 

“Estamos aí para tentar mudar essa forma de cálculo. Os pequenos municípios estão com esse problema e dizem que o Fundeb não acompanha a questão do piso”, disse.

 

De acordo com o presidente, os municípios passam por uma grave crise financeira e ameaçam até parar serviços de saúde. “Temos problemas com a Lei de Responsabilidade Fiscal onde só podemos gastar até 54% com pessoal. No ano passado conseguimos provar ao TCE que alguns programas federais vêm 100% para pagamento de pessoal. Até que foi flexibilizado, mas o problema é o aumento das despesas”, conta.

 

 

Hérlon Moraes / Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais