29 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

“Não precisa ser matemático pra ver que a conta não fecha”, declara presidente da APPM

O presidente da Associação Piauiense dos municípios, prefeito Arinaldo Leal (PSB), falou nesta terça-feira (07) sobre a situação em que se encontram os municípios. Segundo ele, muitos gestores do Piauí não vão se candidatar nas próximas eleições por medo em não resolver os problemas financeiros dos municípios.

 

“Infelizmente o Piauí esta perdendo nomes importantes da política por conta desse problema financeiro. Os prefeitos não estão querendo concorrer para não ter que enfrentar o problema no futuro”, afirmou.
Arinaldo Leal contou que o maior problema é a queda na arrecadação. Ele explica que a cada ano as despesas no município aumentam e com a diminuição na receita fica difícil fechar a conta.
“Não precisa ser matemático pra ver que a conta não fecha. Costume dizer que ficamos entre a cruz e a espada. Agente não sabe se obedece à lei e pagar o salario mínimo ajustado e o piso dos professores ou obedece a Lei de Responsabilidade Fiscal. Ficamos nessa sinuca de bico”, declarou.
Na última segunda-feira (06) um levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE) mostrou que mais de 80 municípios piauienses ultrapassaram o limite de gastos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), de 54%.
Dentre os principais motivos que levaram os municípios a esse patamar estão a redução nos repasses do FPM (Fundo de Participação do Município), reajustes no salário mínimo, novo piso do magistério, além do cenário de aperto fiscal ocasionado pela crise econômica.

 

 

Fonte: Portal AZ

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais