25.2 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Negritude, dança afro e rodas de conversa, marcam os temas do 5° manifesto: Zumbi Vive

Como forma de promover o debate sobre a negritude, sua cultura e heranças o grupo adimó articula para o dia 20 de novembro, na Praça Josino Ferreira às 19h o 5° manifesto: Zumbi Vive. O mês é marcado com projetos que resgatam e evidencie a cultura afro Brasileira. Como articulador desse tema o grupo Adimó prepara ações em que o debate seja levantado.

“dentro do mês das atividades alusivas a consciência negra, que se dá no mês de novembro. Vamos fazer várias atividades, como o dia 20 que tomou uma dimensão diferente, que é mais político, momento esse que falamos da conjuntura do país, a figura do negro, grupos de capoeira, religiões de matrizes africanas, professores, alunos e sociedade se manifestando em prol a discussão racial, tanto nacional, como na cidade Picos.” destaca Mano Chagas, diretor.

A estudante Alice Lima, bailarina e voluntária do adimó, enxerga como oportunidade de envolver mais pessoas e  debater sobre a cultura Afro. Discutir essas temáticas com grupos distintos ajuda a conscientizar as pessoas “temos que sentar e conversar sobre esses temas, falar também da apropriação cultura da cultura afro e como ocorre, levantar esses questionamentos. Acho importante, para mostrar isso às pessoas, e que além da cor da pele, cabelo cacheado, crespo nós somos iguais, somos humanos” afirma.

Depois das rodas de conversa o evento segue para as atividades culturais, como apresentações, danças afros, hip-hop, capoeira e poesias.

Por Danilo Kelvin

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais