31.3 C
Jacobina do Piauí
28 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Niède alerta: ‘Serra da Capivara é única esperança da região’

A arqueóloga Niède Guidon abriu nesta terça-feira (24) o encontro em São Raimundo Nonato afirmando que o Parque Nacional Serra da Capivara é a “única esperança” para combater a pobreza da região. O ministro da Cultura, Paulo Freire, participa amanhã do evento que vai discutir a gestão compartilhada do parque. O encontro acontece de hoje até sexta-feira, dia 27.

Além do ministro, participam ainda do encontro a presidente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Kátia Bogéa e representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

O objetivo é elaborar uma minuta de acordo de cooperação para a gestão compartilhada no parque. A ideia é evitar crise financeira como ocorreu ano passado, chegando a comprometer a manutenção do local.

Veja o que Niède disse: 

“A beleza da Serra da Capivara é uma coisa sem igual, pelas suas paisagens, pela riqueza que o homem pré-histórico nos deixou e agora vamos organizar tudo para que juntos com o ICMbio, Iphan e a fundação possamos garantir a conservação desse patrimônio, sobretudo da manutenção dessa estrutura do parque, que é uma coisa única, considera pela Unesco como uma das melhores. Isso vai trazer recursos para a região para que não tenhamos mais essa situação de necessidades, da seca e falta de recursos, pois única esperança para essa região é a Serra da Capivara. Obrigada todo mundo e vamos em frente”.

Niède, que tem 83 anos, foi ao encontro caminhando com ajuda de uma bengala. Ela deu boas vindas aos convidados.

60% das famílias que vivem lá não conhecem o parque

A vice-governadora, Margarete Coelho, classificou como um momento histórico e que o resultado da reunião vai ser um divisor de águas para a região.

Margarete divulgou na abertura do evento o resultado da pesquisa que aponta que 60% das famílias que vivem no local nunca visitaram o parque Serra da Capivara.

“Estamos trabalhando para trazer o turista de fora, mas precisamos fazer o dever de casa, fazer o turismo local, levar o estudante para dentro do parque, levar pessoas para conhecer o parque pra se sentirem também responsáveis por ele”.

 

 

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais