26.1 C
Piauí
18 de setembro de 2020
Cidades em Foco
Geral Piauí

Niède Guidon cobra do ministro de Turismo funcionamento do aeroporto

A arqueóloga Niède Guidon cobrou do ministro interino do Turismo, Daniel Nepomuceno, o funcionamento do aeroporto de São Raimundo Nonato, uma das portas de entrada do turista para o Parque Nacional Serra da Capivara.

Há quatro anos inaugurado, o aeroporto não recebe voos comerciais, o que dificulta pacotes turísticos. O ministro visitou o parque nesta terça-feira (23) e se reuniu com a arqueóloga Niède Guidon.

A demanda prioritária da gestão do parque é a dar eficiência ao aeroporto da cidade. Com estrutura pronta mas sem opções de linhas aéreas, o aeroporto é subutilizado. “O importante é que o aeroporto comece a funcionar. Ainda é muito difícil chegar até aqui”, avalia Niède Guidon.

Na visita técnica ao complexo arqueológico, a equipe ministerial se surpreendeu com o potencial da Serra. “Identificamos algumas fragilidades, da conectividade aérea e da ativação do aeroporto. Voltamos com isso como um ‘para casa’ e vamos voltar no máximo em 30 dias com uma equipe técnica mais robusta para dar maiores encaminhamentos”, explica Aluizer Malab, secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Ministério do Turismo.

O impasse para a instalação de um posto de combustível para o aeroporto e outras ações de desentrave devem ser discutidos junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Ainda segundo o ministério, a ideia é interligar a Serra da Capivara ao circuito de patrimônios culturais brasileiros em ações conjuntas com o nível cultural, Iphan, e ambiental, via ICMBio, levando em consideração a “transversalidade do ministério”.

“Ainda está distante. Ainda não há uma precisão”, responde o secretário do ministério sobre os prazos para novos voos. O que já é apontado como certo é o estabelecimento de parcerias público-privadas aplicadas ao turismo. “Atrair e preparar para investimentos privados, parcerias com o poder público são uma grande saída”, aponta Malab.

Investe Turismo

Após a visita ao Parque Serra da Capivara, a equipe de representantes do ministérios egue para Teresina nesta quarta-feira (24), onde lançam o programa federal para o setor. O Seminário Investe Turismo será realizado em Teresina nesta quarta-feira (24), na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

 

Fonte: Valmir Macêdo / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais