21.5 C
Piauí
30 de maio de 2023
Cidades em Foco
EsportesGeral

No Canadá, Sarah Menezes vence rivais e fatura ouro no Pan de Judô

Atualizado às 19h52

A judoca Sarah Menezes conquistou neste sábado, em Edmonton, no Canadá, seu terceiro título pan-americano sênior na categoria até 48 quilos. A decisão contra a argentina Paula Pareto terminou sem pontos e com vitória da brasileira, seguindo o critério de desempate das punições sofridas (3 a 1).

As duas judocas começaram a luta sofrendo uma punição cada, mas a arbitragem viu falta de combatividade por parte da atleta da Argentina, que sofreu mais duas punições na reta final do combate. Sem sucesso nas investidas nos minutos finais, Paula Pareto teve de se conformar com a prata. A cubana Dayares Mestre e a equatoriana Diana Cobos ficaram com as medalhas de bronze.

O resultado deve dar uma folga para Sarah Menezes na busca pela manutenção do segundo lugar no ranking mundial, posição importante para ser cabeça-de-chave nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

Foto: CBJ/Reprodução/Twitter
Sarah Menezes e a argentina Paula Pareto na decisão do Pan

 

Final  I   W   Y   P 
Sarah Menezes (BRA) -[Ranking 2]   –   –   0   1 
Paula Pareto (ARG) -[Ranking 3]  0 3

Sarah Menezes disputou sua quinta final consecutiva em Pan-Americanos de Judô. Nas quatro edições anteriores, ganhou dois ouros e duas pratas.

Apesar de ter sido bronze em Pequim 2008, Paula Pareto perde nos confrontos diretos com Sarah Menezes. Antes do Pan, a brasileira havia vencido cinco das seis lutas – a única derrota foi em 2010. Os encontros mais recentes foram nos Pans de 2012 e 2013, com vitórias da judoca piauiense.


Postado às 17h06 

Semifinal  I   W   Y   P 
Sarah Menezes (BRA) -[Ranking 2]   –   –   1   3 
Dayares Mestre Alvarez (CUB) -[Ranking 23]  0 0

 

Foto: CBJ/Reprodução/Twitter

Sarah em ação contra a cubana Dayares Mestre Alvarez

Sarah Menezes começou a luta novamente em busca do ataque, mas com um minuto de combate acabou sofrendo uma punição. Ciente de que estava em desvantagem, a piauiense correu atrás do prejuízo e conseguiu um yuko. Os dois minutos finais foram de apreensão, com a brasileira sofrendo mais duas punições e tendo dificuldades para atacar. No minuto final, Sarah tentou uma imobilização. Não conseguiu, mas gastou o tempo que precisava para evitar outro cartão amarelo e garantir a vaga na final.

Antes do Pan de Edmonton, Sarah Menezes e Dayares Mestre se enfrentaram seis vezes, com três vitórias para cada lado. Nos confrontos mais recentes, a brasileira perdeu a final do Pan de 2012 e deu o troco em 2013. No ano passado, no Grand Prix de Havana, acabou derrotada pela cubana na semifinal.


Postado às 15h35

Quartas-de-final  I   W   Y   P 
Sarah Menezes (BRA) -[Ranking 2]   –   –   1   0 
Luz Alvarez (COL)  -[Ranking 105] 0 1

Após folgar na primeira rodada, Sarah Menezes enfrentou Luz Alvarez, da Colômbia. Mais agressiva do início ao fim, a brasileira tentou por mais de uma vez imobilizar a adversária. Em um momento, a arbitragem chegou a abrir contagem para acabar a luta, mas a adversária escapou do golpe. Faltando menos de um minuto para o fim da luta, a judoca piauiense conseguiu encaixar um golpe que lhe rendeu um yuko, que deu tranquilidade para garantir a vitória na estreia em Edmonton, no Canadá.

Foi o quarto confronto entre as duas judocas na história, apesar delas não se encontrarem desde os Jogos Pan-americanos de Guadalajara, no México, em 2011. Sarah Menezes segue invicta ante a colombiana.

Foto: CBJ/Reprodução Twitter

Sarah e Luz Alvarez antes de entrarem no tatame em Edmonton, no Canadá

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais