33.8 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralSaúde

No Estado, uma criança morre vítima de catapora; outra é internada na UTI

A médica e diretora do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, Elna Amaral, informou  a ocorrência de um óbito em por complicações da varicela, mais conhecida como catapora, em Teresina. Ela explicou que a morte está dentro dos índices das complicações da doença. A vítima é do Maranhão. Outra criança está internada na UTI em estado grave, devido à doença.

De acordo com a diretora, o óbito foi de criança, com idade não especificada.
“A criança que veio do Maranhão chegou já em estado bastante grave e nem chegou a ser internada, faleceu ainda na urgência”, disse.

Varicela

A médica explicou que os pacientes que mais apresentam complicações são crianças maiores, com idades entre 9 e 15 anos, porque acabam tendo reações mais intensas da doença.

Dentre as consequências estão infecções graves devido às pequenas lesões na pele, pneumonias e até meningoencefalites.

“O vírus da doença pode afetar o sistema nervoso e desenvolver uma encefalite”, disse.

Ela explicou ainda que, em média, de casa 100 casos, 1 paciente apresentará complicações graves que levarão ao óbito.

A doença é de fácil transmissão, por vias aéreas. Segundo a médica, o vírus possui uma sazonalidade relacionada com o início da primavera no sul do país – entre julho e agosto – e acaba por disseminar-se por todo o Brasil também nesta época.

A médica disse ainda que, nos próximos anos, a doença deve desaparecer ou tornar-se bastante rara. Isso porque o governo federal tem administrado vacinas contra a varicela há dois anos, para bebês de até um ano.

Sintomas e tratamento

A infecção por catapora geralmente dura de cinco a 10 dias. Os primeiros sintomas da doença surgem um a dois dias antes das erupções características da catapora. Eles permanecem por cerca de quatro a cinco dias antes de desaparecerem completamente. Os principais sintomas são:

Febre
Surgimento de bolhas avermelhadas na pele espalhadas por todo o corpo
Coceira
Mal-estar
Perda de apetite
Dor de cabeça
Dor de barriga.

Na maioria das vezes, o ideal é manter a criança confortável enquanto o corpo combate a doença sozinho. O ideal é evitar levar a criança à escola ou à creche, uma vez que a doença é altamente contagiosa e outras crianças poderão ser infectadas.

Já foram desenvolvidos medicamentos antivirais seguros. Para que apresentem a melhor eficácia possível, eles devem ser ministrados em até 24 horas após o surgimento das erupções.

Em alguns casos, a catapora não exige tratamento, pois pode desaparecer por conta própria. Nesses casos, o médico poderá apenas descrever medicamentos para aliviar a coceira.

 

Maria Romero / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais