25.1 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

No Piauí, 16 mil poderão ter salários bloqueados por não atualizarem dados

O prazo para atualização cadastral dos servidores estaduais segue até o dia 06 de novembro. O secretário Estadual de Administração e Previdência, Franzé Silva, informou nesta quarta-feira (18) que cerca de 16 mil ainda não atualizaram os dados e podem ter os salários bloqueados.

“Os que não fizerem a atulização terão os contracheques retidos no mês de dezembro. Por isso é importante que os servidores estejam atentos as datas para que não tenham transtornos e necessitem que se deslocar até a sede da Secretaria”, explica Silva.

Em entrevista ao Notícia da Manhã, o gestor explicou que o atendimento será concentrado em Teresina, inclusive, para servidores que residem no interior do Estado, ou seja, quem perder o prazo terá que se deslocar até a Capital.

Até o fim do prazo, a atualização dos dados é realizada online pelo  www.atualizacao2017.pi.gov.br ou através do aplicativo “Piauí na Palma da Mão” (disponível apenas para Android). O servidor só precisará modificar os dados fornecidos no recadastramento que mudaram como conclusão de cursos, nascimento de filhos ou mudança de endereço, por exemplo.

“Não queremos encontrar dificuldades para o servidor, fazer que ele tenha que se deslocar até um local entregar documentação. O servidor pode, inclusive, fotografar ou digitalizar os documentos que tiveram alteração e anexál-las durante o processo feito pela internet”, explica o secretário.

Aposentados e pensionistas

Os servidores inativos e pensionistas com dificuldades de locomoção para ir ao cartório a fim de fazer a Declaração de Vida, uma das exigências da Atualização Cadastral, devem constituir um procurador com firma reconhecida para realizar o procedimento.

Já para os casos em que o aposentado e o pensionista não têm mais condição de passar procuração é necessário ter um curador, na forma da legislação civil.
Depois de fazer a atualização cadastral via online, o aposentado e pensionista juntam a Declaração de Vida, cópias autenticadas da procuração pública e do RG do inativo ou pensionista e do procurador.

A próxima etapa é entregar os documentos no auditório do órgão ou  encaminhar para a Secretaria de Administração e Previdência, Av. Pedro Freitas, Bloco 1 – Centro Administrativo – Bairro São Pedro, Teresina-PI – 64.018.900.

Contato para informações: 0800-2803655.

 

Graciane Sousa / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais