25.2 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

No Piauí, 1,6 milhão de bovinos devem ser vacinados contra a febre aftosa

Segue até o dia 31 de maio, a primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa. A meta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é imunizar 198 milhões de bovinos e bubalinos, o que corresponde a cerca de 90% do rebanho no país. De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), a expectativa é vacinar 1 milhão e 600 mil no Estado.

“Estamos há 20 anos sem focos da doença no Estado, obtendo bons índices vacinais a cada campanha. Precisamos manter esses números para partirmos gradualmente para a retirada da vacina”, disse Idilio Mourão, gerente de Defesa Animal que reforça a obrigatoriedade do criador em certificar a vacinação de seus animais nos escritórios da Adapi, até o dia 15 de junho.

Idílio Mourão ressalta que, desde a fundação da Adapi em 2006, foram vários os avanços na sanidade animal piauiense, como a mudança do status estadual de risco desconhecido para área livre de febre aftosa com vacinação, a abertura para o mercado exportador e, inclusive, a certificação da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

A Adapi orienta ainda aos criadores que durante a campanha vacinem bezerras, que têm entre 3 e 8 meses de idade, contra a brucelose.

 

Governo do Piauí

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais