23.7 C
Jacobina do Piauí
28 de março de 2024
Cidades em Foco
EconomiaGeralPiauí

No Piauí, 456 mil migram para o Auxílio Brasil, mas famílias ficam de fora

Roberto Oliveira / Auxílio Brasil / Foto: Cidades em Foco

O Auxílio Brasil, programa de transferência de renda que vai substituir o Bolsa Família, deixou uma parte dos piauienses frustrados. Das 460 mil 397 famílias que receberam o Bolsa Família no estado, somente 456 mil 704 migraram para o novo benefício.

O Auxílio Brasil começou a ser pago nesta quarta-feira (17) e foi marcado por desinformação e dúvidas.

Somente no estado, houve uma diminuição de 3.693 famílias. Essa redução agrava mais a situação das pessoas de baixa renda. Mês passado, os governadores acionaram o STF (Supremo Tribunal Federal) para inclusão de novos beneficiários. Eles informaram que cerca de 881 mil famílias em situação de pobreza e extrema pobreza ficaram de fora do Bolsa Família.

O gerente de Programas de Transferências e Benefícios Socioassistenciais da Sasc, Roberto Oliveira, lamentou a decisão do governo de deixar piauienses de fora. Ele informou que o estado do Maranhão ficou com 45 mil famílias de fora e o Rio de Janeiro cerca de 10 mil famílias não migraram para o Auxílio Brasil.

“Não foi explicado porque houve essa diminuição. Estranho é que mês passado pagaram o Bolsa Família e agora não vão pagar, causando uma expectativa principalmente neste momento de aumento de desemprego”, disse Roberto Oliveira.

Teresina

Em Teresina, 73.199 pessoas estão aptas a receberem o Auxílio Brasil.  O levantamento foi informado pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi). De acordo com Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, os beneficiários do Programa Bolsa Família migraram automaticamente para o Auxílio Brasil e quem está com o cadastro devidamente atualizado receberá normalmente o benefício.

“As pessoas devem manter a tranquilidade, porque o benefício não acabou, houve apenas a mudança do nome, antes era Bolsa Família, e agora é Auxílio Brasil, mas o benefício e os valores em dinheiro, que as pessoas já recebem, vão permanecer, inclusive, com algum reajuste futuro”, explica o secretário.

Allan Cavalcante alerta ainda para a população não cair em golpes que prometem cadastrar pessoas no auxílio. Ele orienta que o procedimento é realizado somente nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

“O Cadastro Único deve ser feito nos Cras. Temos algumas informações inverídicas circulando pela cidade e quero de já alertar a população, que qualquer informação a respeito do Auxílio Brasil a população deve procurar uma unidade de Cras, o mais próximo de sua casa. Temos um total de 19 Cras para atendimento ao público”, esclarece.

A Semcaspi informa ainda que para a população que mora na zona Sul de Teresina, a Secretaria vai disponibilizar serviços referentes ao Cadastro Único durante o evento “Teresina Cuida de Você”.

A segunda edição acontecerá no dia 27 de novembro, das 8h às 14h, no Centro Esportivo Unificado (CEU/Sul), localizado no Bairro Portal da Alegria. Além dos serviços de cidadania, ofertados pela Semcaspi, o evento contará com ações de parceiros de outras secretarias municipais e também da iniciativa privada.

Com informações da Sasc e  Semcaspi

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais