30.7 C
Jacobina do Piauí
18 de abril de 2024
Cidades em Foco
EducaçãoGeral

No Piauí, 776 candidatos fizeram 2ª fase do Exame de Ordem

O total de 776 candidatos realizaram a segunda fase do XXI Exame de Ordem Unificado no Piauí na tarde deste domingo (22). O certame, que acontece em todo o Brasil, é organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e realizado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Do total de 807 inscritos, 32 faltaram à prova, que teve início ao meio dia e duração de cinco horas.

As provas foram aplicadas nas cidades de Teresina, Picos e Parnaíba. Em Teresina, 685 candidatos compareceram ao Centro Universitário Uninovafapi, enquanto outros 27 faltaram à prova.

Em Parnaíba, a prova aconteceu na Faculdade Mauricio de Nassau e contou com 55 candidatos presentes e 03 faltosos. Em Picos, apenas 02 candidatos não compareceram, enquanto outros 63 realizaram o certame.

Os candidatos que realizaram o Exame em Teresina foram recepcionados pelos integrantes da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB-PI, da Comissão do Jovem Advogado e pelos dirigentes da Ordem. Água, canetas e palavras de incentivo foram distribuídas na entrada do local de prova.

O presidente e o vice-presidente da OAB-PI, Chico Lucas e Lucas Villa, respectivamente, parabenizaram a ação das Comissões em prestar apoio aos candidatos, bem como de acompanhar o procedimento da aplicação da prova, garantindo a lisura do certame.

Para a presidente da Comissão do Jovem Advogado, Nadja Santiago, a ação tem o objetivo de apoiar o bacharel em Direito, sobretudo de aproximá-lo da Instituição. A presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB-PI, Fernanda Amaral e o vice-presidente, Sérgio Angelim, além dos demais membros, também estiveram no local, acompanhando a aplicação da prova.

Na segunda etapa, conhecida como prático-profissional, os examinandos respondem a quatro questões escritas discursivas e preparam uma peça profissional. Com duração de cinco horas, o candidato opta por uma das áreas do direito no ato da inscrição: direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho ou direito tributário e do seu correspondente direito processual.

A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado e pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou dos dois últimos semestres.

 

Da Redação

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais