24.8 C
Jacobina do Piauí
16 de abril de 2024
Cidades em Foco
EducaçãoGeral

No Piauí, alunos tiram 980 pontos na redação e dão dicas para o Enem/2017

Em sua página no Facebook, o estudante Cleysson Francisco Laudisio Sales, 18 anos, já demonstrou seu status: “tudo azul”. E não é para menos, ele tirou 980 pontos na redação – quando a nota máxima é 1.000 no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Hoje, o MEC divulgou o resultado do exame deste ano e o Cidadeverde.com ouviu alunos que tiraram notas acima de 900, o que é considerado pelos professores como excelente.

Com histórico de sempre estudar em escola pública, Cleysson Laudisio tirou 980 na redação e comemorou a vitória.

“É a realização por ver que todo esforço valeu a pena, de ver que realmente é possível, e que qualquer um é capaz. É algo que fiz por mim para alcançar meu sonho, mas ver a felicidade que os outros sentem por algo que fiz é a melhor parte”.

Natural de Porto, no interior do Estado, Cleysson contou que mora em Teresina há um ano e estuda no CEV. Agradeceu as duas professoras de redação, a de Porto, da escola estadual Otávio Falcão, Silvana Silva, e a professora de Teresina, Patrícia Lima. “Agradeço a professora Patrícia pelos incentivos, eu cheguei com uma base, mas ela me mostrou uma forma diferente de ver a redação”. Cleysson espera o resultado do Sisu para escolher entre os cursos de Medicina ou Engenharia Civil.

Tema inesperado

O tema da redação do Enem 2016 foi “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”. Para Cleysson, o tema foi “um pouco inesperado” e explica:

“Não esperava a intolerância religiosa, mas estava acompanhando a intolerância de modo geral e isso ajudou. É um tema bem atual”, ressaltou.

Conselho para os candidatos

Fazendo o Enem pela segunda vez, o estudante de Porto recomenda que o candidato leia muito, principalmente os problemas atuais, e aposta que o próximo tema da redação seja sobre crise no sistema prisional.

“É um assunto (os presídios) que pode vir muito forte este ano”. Ele aconselha ainda que o estudante tire  cerca de 30 minutos por dia para acompanhar os noticiários nacionais e internacionais.

Alívio

Mateus Antunes de Carvalho Santos, 18 anos, acordou hoje 5 h da manhã para conferir se o resultado do Enem tinha saído. “Saiu só 11h e foi um alívio, uma felicidade que deu vontade de chorar de tanta alegria”.

O estudante, que faz Enem pela terceira vez, agradeceu o professor Sammuel Souza, pela vitória de tirar 940 pontos na redação. Ele quer fazer o curso de medicina.

Para Mateus Santos, que mora em Teresina, a intolerância religiosa é muito batido, mas precisava sair do senso comum.

“É um tema batido e isso vira uma faca de dois gumes”, ressaltou.

Leu 10 livros em 2016

Ler muito também é um conselho do estudante Mateus. Ele disse que leu cerca de 10 livros no ano passado. Recomenda que o candidato que irá fazer a prova em 2017 leia revistas especializadas e dê uma atenção especial para disciplinas como filosofia e sociologia.

“Muitos pensadores na Filosofia e Sociologia apresentam teses sobre os problemas sociais e isso ajuda muito a embasar na escrita, além de tentar novos métodos da redação”.

As datas de inscrições para as edições do primeiro semestre de 2017 dos programas (Sisu, Prouni e Fies) foram divulgadas nesta quarta. Veja abaixo:
SISU
Inscrições: 24 a 27 de janeiro

PROUNI
Inscrições: 30 de janeiro a 2 de fevereiro

FIES
Inscrições: 6 a 9 de fevereiro

 

 

 

Fonte:  Yala Sena / CidadeVerde

 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais