29.1 C
Piauí
6 de abril de 2020
Cidades em Foco
Educação Geral

No Piauí, apenas a Universidade Federal disponibiliza vagas no SISU

As inscrições para o segundo processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SISU) Começam nessa segunda-feira, dia 08. O sistema é utilizado pelos alunos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em 2014, e buscam uma vaga no ensino superior em cursos das universidades federais, estaduais e nos institutos federais.

O número de vagas aumentou 8% em relação ao ano passado. Ao todo são disponibilizadas mais de 55 mil vagas em todo o País. No Piauí apenas a Universidade Federal (UFPI) participa da segunda edição do SISU 2015. São oferecidas pela UFPI 2.478 vagas para 56 Cursos, na modalidade presencial nos campi de Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus, para ingresso no segundo semestre desse ano.

A inscrição é feita exclusivamente pelo site do processo seletivo: www. Sisu. mec.gov.br .O período de inscrição vai até às 23h59 da quarta feira, 10 de junho. Para se inscrever o estudante não pode ter zerado a nora da redação, e precisa ter em mãos o número de inscrição e a senha do Enem 2014. Cada estudante pode realizar a inscrição em duas opções de curso, que podem ser mudadas quantas vezes o estudante quiser até o final do processo seletivo. Mas é importante que os estudantes fiquem atentos, pois no fechamento das inscrições, o SISU considera apenas as ultimas opções cadastradas.

Ao escolher as opções de vaga, o candidato pode optar por três modalidades de concorrência: a concorrência pelo sistema de cotas, que segue a lei federal, a concorrência pelo sistema de ação afirmativa ,determinado pela instituição de ensino, e a ampla concorrência. A partir do segundo dia de inscrições, o MEC divulga a chamada nota de corte, que é a nota mínima para ser aprovado em cada curso.

A nota de corte é modificada de acordo com a quantidade de inscritos em cada curso, e serve como referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição. O resultado do processo seletivo do SISU 2015.2 vai ser divulgado no dia 15 de junho, e pode ser consultado na página do SISU na internet.

As matrículas acontecem nos dias 19, 22 e 23 de junho, na instituição em que o aluno foi selecionado.

Por: Natanael Souza- Jornal O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais