31.7 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

No Piauí, ex-ministro diz que Lula vai revogar atos de Bolsonaro e recriará Ministério da Cultura

Foto: Marisa Oliveira

O ex-ministro da Cultura Juca Ferreira, que integra equipe de transição, confirmou nesta quinta-feira (1º) que o presidente eleito Lula (PT) recriará o Ministério da Cultura. A pasta no atual governo do presidente Jair Bolsonaro é uma secretaria especial vinculada ao Ministério do Turismo.

“Está garantida [a recriação do Ministério da Cultura]. O próprio grupo de transição já consolidou isso e o presidente Lula já tinha acenado com essa restauração”, declarou.

Entre os nomes cotados para assumir o comando da área estão o próprio Juca Ferreira, que está à frente da comissão de transição da Cultura, além dos cantores Daniela Mercury e Chico César.

No entanto, segundo o ex-ministro, ainda não houve uma sinalização do presidente eleito quanto ao nome escolhido para a vaga. ”Cabe apenas ao presidente fazer esse anúncio”, disse.

REVOGAÇÕES 

Juca Ferreira também informou que Lula deverá revogar uma série de medidas instituídas durante o governo de Bolsonaro ainda nos primeiros 100 dias da gestão. O ex-ministro avaliou a área da cultura como “travada” e disse que o objetivo é dar início a nova gestão já com a postura característica das gestões petistas.

“Tem muita coisa que não pode esperar, que está travado, que tem uma regulação agressiva e impropria para a Cultura, e vamos destravar na medida que tecnicamente seja possível. O presidente Lula disse que quer nos primeiros 100 dias que o governo dê um dinamismo para tirar o que está travado e, assim, destravar é assim ser superado, através desses atos todos e começarmos o novo governo com uma nova postura”, explicou o ex-ministro.

Entre as prioridades da nova gestão, está a vinculação da Empresa Brasil de Comunicação, a EBC, ao Ministério da Cultura. O ex-ministro defendeu que o veículo oficial do governo seja usado para fomentar a cultura do país.

O ex-ministro também pontuou que a Cultura também receberá uma fatia maior do orçamento e terá mais recursos a partir de 2023. O deputado Fábio Novo disse que no encontro de Juca com os artistas e gestores do estado, o ex-ministro reafirmou que o presidente Lula vai recriar o Ministério da Cultura.

“Informou ainda que os 100 primeiros dias da gestão será de destravar os recursos que já tem assegurados para o setor cultural como a Lei Aldir Blanc II, a Lei Paulo Gustavo, os recursos da Agência Nacional de Cinema e do Fundo Nacional de Cultura”, disse Fábio Novo.

No primeiro ano, segundo Fábio Novo, o Piauí vai receber cerca de R$ 150 milhões com as Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo.

Fonte: Paula Sampaio  / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais