30.8 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

No Piauí, Família de prefeito e políticos passam em concurso e geram desconfiança

O concurso público promovido pela Prefeitura de Bom Princípio do Piauí está sob investigação do Ministério Público do Estado após a denúncias de irregularidades na aplicação de provas. No resultado preliminar divulgado pela empresa responsável pelo certame, a Águas Marinhas Consultoria, aparecem os nomes da primeira dama do município, de vereadores e do presidente da Câmara de Bom Princípio como aprovados.

Além disso, os candidatos denunciaram ainda possíveis irregularidades na correção das provas e divulgação da pontuação feita por cada um nas provas objetivas. O exame foi aplicado no último dia 22 de janeiro numa escola pública de Bom Princípio, e era composto por questões de conhecimentos gerais e específicos. Na tabela divulgada pela organizadora do certame, os 25 primeiros candidatos aprovados para a vaga de vigia apresentam a mesma pontuação, tendo fechado a prova.

O mesmo se observa na pontuação dos seis primeiros candidatos (aprovados) para as vagas de socorrista do SAMU. Neste último caso, o candidato classificado em terceiro lugar é o vereador Antônio de Pádua Vieira, o Padinho, que foi eleito com 210 votos nas eleições municipais do ano passado.

Além do nome de Padinho, constam ainda como aprovados no concurso a primeira-dama do município, Ana Karla Vieira Diniz (quarto lugar para Supervisor Escolar), o presidente da Câmara dos Vereadores, Jacinto Costa Moraes (segundo lugar para enfermeiro) e o secretário de Saúde do município, Zilmar Silva Neres.

A assessoria do Ministério Público do Piauí informou que a Promotoria de Justiça de Buriti dos Lopes, que atende Bom Princípio, já foi acionada pelos candidatos e que todas as denúncias foram recebidas. As apurações estão a cargo da promotora Francineide de Sousa Silva, que afirmou estar abrindo o processo de investigação sobre o concurso.

O ODia.com tentou contato com o prefeito de Bom Princípio, Francisco Apolinário Costa Moraes, mas as ligações caíram na caixa de mensagem. A reportagem procurou ainda a Águas Marinhas Consultoria, responsável pelo certame, mas ninguém foi encontrado para comentar o assunto. Na página da empresa na internet, todas as publicações se resumem aos editais e divulgação do resultado de concursos de Bom Princípio, não constando os outros certames organizados pela consultoria além do da Prefeitura e da Câmara Municipal da cidade.

 

 

Por: Maria Clara Estrêla / ODia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais