27.8 C
Jacobina do Piauí
28 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacional

No Piauí, Lira evita rótulo de candidato de Bolsonaro e critica Rodrigo Maia

Roberta Aline/Cidadeverde.com

O deputado federal Arthur Lira (PP- AL), candidato à presidência da Câmara dos Deputados, criticou o atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM), durante visita a Teresina nesta terça-feira (12). Em busca de votos, o parlamentar evitou ainda o rótulo de candidato oficial do presidente Jair Bolsonaro. Ele desembarcou na capital do Piauí por volta das 16h30, acompanhado do senador Ciro Nogueira e de lideranças do Progressistas piauienses e de parlamentares de outros estados.

Durante entrevista coletiva, ainda no Aeroporto Petrônio Portela, Arthur Lira defendeu a independência da Câmara em relação aos outros poderes.

“Uma coisa é apoio externo ou preferência externa, de qualquer pessoa, preferência do perfil de quem vai ser eleito. A nossa candidatura é fruto da união de todos os deputados. Precisamos ter um contato mais direto com nossos amigos que convivemos em Brasília. A gente volta para os estados num momento de grande importância, numa eleição interna de um poder, mas é a mais importante, que representa a democracia no Brasil”, disse.

Arthur Lira também fez críticas ao atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), a quem acusou de centralizar o poder e não dar espaço aos parlamentares.

“O presidente da Câmara não é maior nem é dono dela. Quem tem que falar pela Câmara é a maioria dos deputados. O presidente apenas expressa essa vontade”, afirmou.

Arthur Lira também defendeu que a eleição para a mesa diretora aconteça de forma presencial, contrariando o desejo de Maia, que chegou a defender a eleição remota, como forma de evitar riscos de contaminação com o novo coronavirus.

“Não é razoável que milhões de brasileiros tenham ido às urnas em novembro e 513 deputados não possam ir votar de forma presencial, seguindo todos os protocolos e cuidados para evitar contaminação”, disse.

Reformas 
O candidato do Progressistas à presidência da Câmara também afirmou que, caso seja eleito, pretende colocar em pautas reformas e a prorrogação do auxílio emergencial.

“Vamos votar algumas das reformas, como a PEC emergecnial, prorogação do auxílio emergencial, e a reforma tributária, a mais complexa de todas elas, que temos que trabalhar com a ajuda dos deputados”, declarou.

Depois de sair do Aeroporto, Arthur Lira e comitiva também cumpriram agenda com o governador Wellington Dias, no Palácio de Karnak. O encontro aconteceu de forma amistosa, apesar do chefe do executivo estadual e o Partido dos Trabalhadores já terem declarado apoio a Baleia Rossi (MDB) na disputa pela presidência da Câmara.

Foto: Roberta Aline

Ciro diz que Arthur terá 7 votos no Piauí

O presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, acompanhou a primeira parte da visita de Arthur Lira a Teresina e chegou a fazer previsão sobre o placar da bancada federal do Piauí na Câmara. “Pelo menos sete votos nós vamos ter”, afirmou.

Segundo Ciro, a votação de Arthur Lira tem se consolidado não só no Piauí, mas em todos os estados.

“É uma eleição que está se consolidando. É aquilo que ele está falando: está na hora da Câmara ser de todos. Fico feliz em ter um membro dos Progressistas incorporando essa vontade dos deputados e do Brasil”, afirmou.

Resposta a Maia e sem visita ao governador

Ciro Nogueira não acompanhou Arthur Lira ao Palácio de Karnak para encontro com o governador Wellington Dias (PT) e respondeu Rodrigo Maia que, durante a visita de Baleia Rossi ao Piauí, disse que o senador piauiense estava nervoso.

“Quem fica nervoso é quem vai perder. O Rodrigo é um grande amigo que tenho, mas está um certo desespero agora. Ele não está sabendo sair do mandato. Pegou um candidato de última hora. Hoje o Arthur só tem minoria no PT e MDB. É uma vitória que se consolida. O Rodrigo já cumpriu seu papel, foi um bom presidente, agora é hora de sair”, finalizou.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais